Será que o Ubuntu realmente perdeu o trono das indicaçoes de distros amigáveis para usuários iniciantes? Vamos conversar sobre o que entendemos como usuário leigo e como as distros derivadas estão indo além do básico.
Parabéns pela exposição do tema. Ficou bastante completo e bem estruturado, sem deixar de ser direto, simples e claro.
No caso a montagem automática de “dispositivos removíveis” – na verdade, partições “extras” (que não fazem parte do sistema) – via KDE System Settings, no Fedora KDE, e em outras distros:
Funciona, para mim – no Fedora KDE, no openSUSE KDE, no Arch KDE, no PCLinuxOS KDE, no Mageia KDE, no Void KDE, e no MX Linux KDE – assim como funcionava no KDE Neon, no Slackware KDE, no Manjaro KDE (que deletei recentemente).
No Kubuntu, no Mint com KDE, e no KDE Neon (além do Manjaro), a montagem de partições extras – sem privilégios (senha) – já vinha habilitada.
Bastava clicar no ícone da partição, no painel esquerdo do Dolphin, para montar qualquer partição extra. – Neste caso, a montagem automática pelo KDE System Settings funciona sem problemas.
- Digo “bastava” (no passado), porque atualmente não tenho Kubuntu, nem Mint com KDE, nem KDE Neon (nem Manjaro). – Por isso, não posso mais garantir.
Em outras distros, geralmente não havia autorização para montagem de partições pelo usuário comum. – Exigia senha – por isso, não tem como a montagem automática do KDE System Settings funcionar.
- Já tem tempo que instalei essas outras distros, por isso digo que “não havia”. – Se mudou, não sei.
Nesses casos, o jeito é “autorizar” a montagem de partições extras pelo usuário comum.
No Fedora 42, que instalei em Abril, ainda precisei criar um arquivo, para dar essa autorização ao usuário comum:
Command:
$ sudo nano /etc/polkit-1/rules.d/90-udisks2.rules
Pasted:
// Allow udisks2 to mount devices without authentication
polkit.addRule(function(action, subject) {
if (action.id == "org.freedesktop.udisks2.filesystem-mount-system" || action.id == "org.freedesktop.udisks2.filesystem-mount" || action.id == "org.freedesktop.udisks2.filesystem-mount-system-internal") { return polkit.Result.YES; } });
Há algumas peculiaridades, aqui ou ali. – Por exemplo, “99-udisks2.rules”, em vez de “90”.
Observações:
-
No Debian, quando instalei (2020), ainda não consegui isso. – É a única distro em que recorri ao fstab, nos últimos 5 anos.
-
No MX Linux, apesar de ser “Debian”, existem aquelas “MX Tools” – e uma delas autoriza a montagem de partições extras pelo usuário, com 1 clique. – Portanto, a montagem automática pelo KDE System Settings pôde funcionar.