Em um eventual impacto, ter a borda do monitor muito fina não seria uma desvantagem quanto a danos?
Com certeza. Um simples impacto já atinge a tela e/ou causa distorção de cor/luz.
Nem tudo que é mais bonito é melhor.
Foi o que pensei, toda vez que enfatizam celular ou notebook com borda fina penso nisso e fico comparando com os “ruggeds” que sempre têm borda grossa…
Cara, na física, têm o famoso ponto de pressão. Basicamente, esse é um ponto sensível de materiais densos como vidro e ferro, e caso não tenha algum tratamento anti-choque, um leve toque nesse ponto e todo o corpo do objeto explode ou racha.
E pelo que eu li em artigos, a ideia de bordas semi-retas e um espaço entre a tela, se trata de uma artimanha dos engenheiros para construí cases compactos e que consiga esconder esse ponto de pressão.
Tenho 2 monitores.
Um tem 1cm de borda, o outro tem 3mm.
O de 3mm é absurdamente frágil. O mínimo golpe acidental, já atinge a tela.
Meu irmão tem um notebook super fino e delicado.
Até pra carregar em mochila é difícil.
Eu nem diria que são mais bonitos. Aqueles notebooks “rugged” são muito mais legais.
Desconsidere a aberração que ele está rodando e foque apenas na carcaça extremamente edgy que mais parece uma armadura da swat.
Sonho com um desses…
Aproveitando o tópico mas acredito que espessura de bordas, profundidade e tals na minha opinião não deixam um produto mais bonito que o outro. O que eu acho importante são designs diferentes para cada gosto. Seres humanos são únicos e dentre estes únicos tem seres humanos “mais únicos” ainda.
Dito isso, já tentei mas não tenho coragem de usar meu computador sem a armadura dele e acho que perde o design de “grandioso”, “guerreiro” por assim dizer. Ele sem a armadura fica muito frágil, parecendo uma “pessoa inocente” que acredita em tudo que escuta e ve, não tem personalidade própria.
Segue umas imagens dos 4 cantos do meu computador:
O computador é o Samsung Galaxy Tab S5e, um dos tablets mais finos do mercado com 5.5mm de espessura e 8.7mm de bordas. Não dá, eu não uso ele sem esta armadura, parece que ele vai quebrar com o vento rsrs.
Eu acredito que não, mas no geral os monitores tem ficado mais frágeis, só não acho que a espessura da borda seja o culpado.
Por coincidência, outras coisas acompanharam essa tendência:
- laminação óptica do vidro;
- espessura do aparelho;
- Bordas aredondadas;
Na minha opinião, estes são os reais responsáveis pela maior fragilidade.
A imensa maioria das vezes que um monitor é danificado é por choque direto na tela. Nos notebooks, além dessa pancada na tela também acontece da pessoa esquecer algo no teclado e fechar a tela (ou então uma criança fechar, ou sentarem em cima do notebook esmagando algo dentro). Daí não tem borda que salve…
Se for considerado apenas queda do notebook com ele fechado e desligado, aí sim dá pra considerar que são mais frágeis caso o impacto se dê na borda do monitor. Mas também acredito ser mais fágil quebrar as dobradiças e isso impactar o monitor do que um impacto na borda gerar danos na imagem. Emfim… O notebook é no geral um produto frágil, a não ser os “rugged” que são para uso no meio da pancadaria e ambientes hostis, mas que custam mas 5x o preço pelo mesmo hardware (então vale a pena comprar um normal mesmo correndo o risco de quebrar e vc comprar outro que ainda vai custar menos).
O LCD é bem mais frágil se comparado com sua a tecnologia anterior, o tubo de raios catódicos (CRT). Mas claramente as vantagens superam as desvantagens.
Isso! Em ciências dos materiais usa-se o termo tenacidade. O ponto sensível está mais ligado a materiais com baixa tenacidade e que são endurecidos superficialmente por tratamento térmico chamado têmpera. Esse processo faz com que a superfície do material esteja permanentemente sob compressão (mais resistente a impactos) enquanto seu interior esteja sob tração (menos resistente, mas protegido de impacto pela camada da superfície). O problema da têmpera é que justamente na superfície das bordas há um menor efeito de compressão, ficando o material mais fraco exatamente onde está mais susceptível a impactos.
Pronto, agora a resposta está completa. Contendo a resposta no ponto de vista da física e na engenharia.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.