DXVK 2.5.3: Nova Atualização Traz Melhorias para Jogos no Linux e Wine
Imagem: Publicação do 9to5 Linux
O DXVK 2.5.3 foi lançado como a terceira atualização de manutenção da série 2.5, trazendo melhorias significativas para o uso de Direct3D 9, 10 e 11 sobre Vulkan.
Essa implementação é fundamental para rodar jogos de Windows no Linux via Wine, Proton e plataformas como o Steam Deck. A nova versão aborda problemas críticos em jogos populares, aprimora a estabilidade e adiciona correções específicas que fazem diferença no dia a dia dos gamers no Linux.
Correções Específicas para Jogos
Atualização resolve falhas em títulos como Halo: The Master Chief Collection, Far Cry 5 e Max Payne 3, garantindo gráficos mais estáveis e compatibilidade ampliada.
Um dos destaques da versão 2.5.3 é a solução de problemas em jogos amplamente jogados.
Em Halo: The Master Chief Collection, por exemplo, um problema relacionado a shaders foi corrigido, eliminando o piscar de objetos que afetava a experiência visual com alguns drivers gráficos.
Para TopSpin 2k25, a atualização resolveu um erro raro na geração de código de shader em operações de textura no Direct3D 11, proporcionando maior compatibilidade e melhor desempenho.
Já em Far Cry 5, foi solucionado um problema crítico que tornava o terreno invisível em GPUs Intel, garantindo que o ambiente do jogo seja renderizado corretamente e melhorando a experiência geral para usuários com essas placas de vídeo.
No caso de Max Payne 3, a emulação rigorosa de floats foi ativada para corrigir falhas de renderização no modo D3D9, permitindo que o jogo funcione adequadamente e com gráficos consistentes.
Limites de FPS e correções de shader proporcionam melhorias para Steam Deck, GPUs Intel e outros cenários de hardware no Linux.
O jogo Bright Memory também recebeu atenção especial, com a solução de um problema onde o título priorizava gráficos integrados em vez de GPUs dedicadas Intel, o que prejudicava o desempenho em configurações mais robustas.
Outros títulos, como Arcana Heart 3 LOVE MAX!!! e The Hurricane of the Varstray -Collateral Hazard-, tiveram implementação de limitador de taxa de quadros travado à 60 FPS. No primeiro caso, a medida resolve problemas específicos no Steam Deck OLED, enquanto, no segundo, corrige erros no modo janela.
Melhorias Técnicas e Impacto no Linux
Além das correções específicas para jogos, o DXVK 2.5.3 introduz melhorias gerais no comportamento do software.
O suporte ao comando DXVK_DEBUG=markers
foi aprimorado, facilitando o trabalho de debugging para desenvolvedores e usuários avançados. A atualização também corrigiu problemas técnicos, como fatores de tesselação NaN em shaders D3D11, validação de shaders D3D9 que rejeitava código válido e uma regressão que causava falhas graves de renderização em diversos jogos D3D8 e D3D9 com renderização de função fixa.
Essas melhorias reforçam a estabilidade do DXVK e garantem que mais títulos rodem de forma fluida no Linux. Usuários de plataformas como o Steam Deck e do Proton se beneficiam diretamente, com jogos mais compatíveis e uma experiência geral aprimorada.
Disponibilidade e Participação da Comunidade
A versão 2.5.3 já está disponível no repositório oficial do DXVK no GitHub como código-fonte para download. Em breve, ela também poderá ser instalada diretamente pelos repositórios estáveis das principais distribuições Linux.
A comunidade open source desempenhou um papel essencial no desenvolvimento desta versão. Relatórios de bugs, feedback dos usuários e contribuições diretas de código foram fundamentais para identificar e resolver os problemas abordados na atualização.
Ao publicar essa versão, o DXVK segue demonstrando a intenção de seguir na busca pela melhora da experiência de jogos no Linux, garantindo mais estabilidade, compatibilidade e desempenho para gamers de todos os níveis.
Via: 9to5 Linux ; GitHub