A versão 2.5.2 do DXVK, uma camada de tradução de Vulkan para Direct3D, traz melhorias significativas, especialmente para sistemas Windows. Agora, ao suportar a extensão VK_EXT_fullscreen_exclusive, o DXVK desativa o modo de tela cheia exclusivo para mitigar problemas de alternância entre aplicativos e exibição.
A atualização inclui correções de bugs, como a implementação de interfaces de validação de shader D3D9 e ajustes na manipulação de texturas. Melhorias específicas foram feitas em jogos populares, como Fronteiras 2 e Os Sims 2, além de otimizações de desempenho e suporte a novos formatos de imagem.
O DXVK
DXVK é uma ferramenta que permite rodar jogos Windows no Linux com melhor desempenho e compatibilidade, funcionando como um tradutor e convertendo as chamadas de API DirectX (Direct3D) dos jogos para a API Vulkan do Linux.
Essa tradução otimizada aproveita as capacidades mais recentes das placas de vídeo, reduzindo a sobrecarga da CPU e melhorando a taxa de quadros. Permite rodar jogos que antes não funcionavam ou tinham problemas no Linux.
O DXVK é instalado junto com o Wine. Quando você inicia um jogo, ele intercepta as chamadas DirectX e as converte para Vulkan. As chamadas Vulkan são então enviadas para a placa de vídeo, que renderiza os gráficos.
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