dwl (wayland) - sonokai

Distro: ArchLinux
Ícones: Papirus Nord (aurora magenta)
Thema: Dracula (a paleta deles é parecida com a Sonokai)
Terminal: foot
Tiling: dwl
status: slstatus

Um postzinho pra movimentar a seção de personalização.

Informações complementares

A única desvantagem que vi em relação ao dwm (x11) é que não existe ainda uma forma de colorir os status usando o patch bar (no dwm existe o patch status2d). Consegui usar a waybar de boa, o problema é que não mostra o layout da janela em foco ou da área de trabalho. Então fica inviável o uso da waybar. Existe esse script indicado na wiki para usar a waybar com tags, layout e título das janelas. Não tive sucesso com ele e não descobri o motivo de não funcionar por aqui.

Achei o dwl idêntico ao dwm, a única diferença é que, pelo menor tempo de existência, ele tem menos patches disponíveis.

To usando os seguintes patches para melhorar a experiência de uso:

• alwayscenter (sempre centralizar janelas flutuantes)
  • autostart (cria um script para iniciar programas, scripts etc. junto com a sessão do dwl)
  • bar e barheight (uma barra simples igual a do dwm com a possibilidade de mudar o tamanho)
  • pertag (layouts individuais para cada área de trabalho)
  • switchtotag (abrir um programa em área de trabalho pré-definida e mover ou não o foco para ela)
  • viewnextocctag (mover rapidamente entre as áreas de trabalho ocupadas)
  • movestack (o dwl precisa do patch pra mover entre as janelas no layout master stack)
  • numlock-capslock (inicia com numlock ou o capslock ativo)
  • vanitygaps (múltiplas opções de configuração de gaps)
  • zoomswap (alterna a forma como as janelas são trocadas de lugar no layout master stack)
11 curtidas

Estava pensando hoje mesmo no dwl, estou utilizando as vezes o Hyprland mas prefiro o workflow dos WM dinâmicos. Ficou bem legal tua personalização, deu até vontade de finalmente dar uma chance para o dwl. Obrigado por compartilhar.

1 curtida

Dá pra usar o master stacking no hyprland, tá aqui as opções de config da wiki.

Sobre o dwl, tá dando pra usar de boa. Como disse, só tem menos patches que o dwm, mas a lista não é pequena não, já tem bastante coisa.

2 curtidas

Muito legal a personalização, parabéns pela consistência nas cores. Essa paleta é uma das minhas favoritas, inclusive se um dia eu voltar a ter paciência com customizar farei algo semelhante. Me inspirou. :grin:

2 curtidas

Cara, eu também não tenho muita paciência também não. Tinha mais de 1 ano que tava com o everforest de color scheme, aí fui compilar o dwl e resolvi trocar.

Eu tenho paciência pra fuçar nas configs dos twm (ler documentação etc.), personalização visual eu faço tudo basicão mesmo, sem frufru. Como já tinha as configs pro everforest, apenas copiei os arquivos e troquei as cores para o sonkai (variação atlantis). Devo ter gastado, no máximos, uns 30/35 minutos pra fazer isso.

1 curtida