Dúvidas sobre upgrade de SSD NVMe e RAM no notebook NP350XAA-KF3BR

,

Boa noite!

Estou planejando fazer upgrades no meu notebook Samsung NP350XAA-KF3BR:

1. Adicionar um SSD NVMe (atualmente, ele tem apenas um HD de 1TB).
  2. Aumentar a memória RAM de 4GB para 8GB.

Como não tenho muita experiência no assunto, gostaria de confirmar alguns pontos antes de comprar as peças:

Sobre o SSD NVMe:

• Vi que alguns notebooks só aceitam NVMe no formato SATA. Meu modelo tem um slot específico para NVMe, mas não sei se é compatível com SATA. Posso comprar um NVMe SATA sem problemas?
  • Após instalar o SSD NVMe (que ocupa um slot dedicado), o HD original (1TB) ainda pode ser mantido, já que ele fica em outro compartimento?

Sobre a migração de dados:

• Acredito que seria melhor transferir o sistema operacional e os programas para o SSD NVMe (por desempenho) e usar o HD apenas para armazenamento de arquivos. Isso é viável? Se sim, qual seria a melhor forma de fazer essa migração?

Agradeço pela ajuda!

Ah! Obs.: eu uso Linux Mint e esse seria o sistema que eu gostaria de usar no SSD NVMe novo, caso possível. Acredito que seria através de uma clonagem. Mas a clonagem leva junto todos os arquivos, programas instalados e também as mesmas configurações, tal qual está no momento em que essa clonagem é feita?

NVme e SATA são os tipos de protocolo. Imagino que o que você está se referindo é o formato M.2. Se a sua máquina aceitar o protocolo NVMe, eu iria direto para esse padrão, especialmente se encontrar um SSD bom custo benefício.

Exatamente. Os dados que estão no HD se mantem intáctos até que você o formate, ademais é um disco secundário.

Vamos por partes. Sim, instalar o SO no SSD e manter o HD apenas para armazenamento massivo é o ideal.

Eu recomendo que faça backup e instale do zero. Menos burocrático. Exemplo: formatar o SSD para conter partições: /, /boot, swap (caso deseje usar) e o HD com a partição /home.

Clonagem seria nescessário uma terceira máquina a qual você executaria um programa para tal faceta apontando os dados do HD para o SSD. Na minha humilde vizão, uma “gambiarra”. Convoco o amigo @KairanD para essa discussão, pois ele é bem mais sábio do que a pessoa que vos fala.

2 curtidas

8GB é pouco, recomendo passar logo para 16GB ou 32GB de RAM. O nvme nem precisa, mas se for instalar, formate e instale o linuxMint nele, o seu outro hd vai continuar intacto, depois voce copia seus dados de lá… é muito mais simples.

este notebook é bom, o problema dele é somente a pouca memória.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.