Dúvidas sobre sudo apt-get install

Dio,

Tudo que se instala via Sudo apt-get install no linux mint é seguro instalar???

Sim, @SuperSayajin, desde que você use apenas os PPAs (fontes) oficiais do Ubuntu e do Mint. Todos esses aplicativos passam por uma certa curadoria dos projetos, e são compilados e distribuídos pelos próprios. Isso não significa que todos os programas funcionem perfeitamente sem nenhum bug, mas nenhum deles contem spywares, vírus e nem nada do tipo.

3 Curtidas

Ok, Obrigado @brunonzanette!!!

1 Curtida

tai uma coisa que eu nunca entendi como funciona, PPAs sao links para baixa programa do servidor?

Os repositórios PPA (Personal Package Archives) servem principalmente para adicionar mais opções de softwares ao sistema . Esse tipo de repositório são servidores onde se encontram programas que não estão nos repositórios oficiais da sua distro, ou que tem versões dos programas mais recentes.

3 Curtidas

Depende do que você quer instalar, alguns pacotes ao serem instalados removem outros por exemplo, na dúvida leia a saída do comando e só confirme se você tiver certeza que não vai dar ruim

2 Curtidas

entendi, isso e tipo uma ajuda nas atualizaçao de pacotes.

1 Curtida

Dá pra pensar como um grande diretório na internet em que são armazenados todos os pacotes do sistema. Esses diretórios podem ser divididos em “livre”, “nao-livre”, “terceiros”, … E são próprios pra cada versão do sistema. Ou seja apenas pacotes livres, ou o contrário, e apenas pacotes de terceiros (ex.: Steam, Atom, …) para o Ubuntu 18.04.
Um software pode ter um PPA próprio caso deseje fornecer os pacotes compilados diretamente pelos desenvolvedores, o que agiliza a atualização mas pode causar problemas de dependências, pois não são testados juntos com os pacotes do sistema.
Por sua vez, o aplicativo APT se conecta com esses diretórios, baixa uma lista de pacotes e versões. Cada pacote vem junto com uma lista de dependências. Então o programa faz todas as verificações, verifica as atualizações e instala/atualiza os pacotes.

1 Curtida

Não só isso, são repositórios, tudo que um repositório padrão faz um ppa pode fazer, o repositório padrão do Elementary é um PPA por exemplo

Ex.: Esse é o repositório/PPA do Ubuntu 18.04 para amd64: amd64 : Bionic (18.04) : Ubuntu

Dá até pra procurar por pacotes na página.e baixa-los.

É possível também alterar o repositório oficial do sistema para apontar para outro. Ex.: Trocar o repositório estável do Debian para um instável. Mas isso é bem arriscado pro sistema.

Quando você ouve que uma distro é baseado em outra basicamente significa que a distro usa como base o repositório de uma certa distro para os pacotes essenciais do sistema (ex.: Kernel, bibliotecas, drivers, …) e usa um repositório a parte pra distribuir os pacotes específicos da distro. Ex.: O Mint 19 utiliza como base o repositório do Ubuntu 18.04.