Dúvidas sobre SSD: O Kingston NV2 é bom?

Estou pretendendo comprar um novo SSD para o meu notebook, que só tem 256 GB de armazenamento. E acabei encontrando o NV2 da Kingston e estou com uma dúvida: Para quem usou ele, esse modelo é bom?

Pois encontrei a versão de 2 TB por um valor bem convidativo (entre 800 e 1000 reais), e li algumas reviews que eram relativamente positivas e outras negativas.

Algumas Reviews que vi por aí

Eu sempre leio reviews antes de comprar qualquer coisa, e não foi diferente por aqui. A Review do Tom’s Hardware, aponta que o NV2 é “Barato, mas arriscado”. Também foi apontado pelo Gough’s Tech Zone que ele pode tender a ser uma “roleta russa” em questão de componentes, podendo apresentar diferentes componentes.

E já o The Overclocking Page, apontou que o NV2 é um bom SSD de entrada, e que entrega um bom desempenho para esse seguimento. E o TechPower UP também teve uma Review relativamente positiva desse SSD.

Mas sei que às vezes a experiência pessoal é um pouco diferente dessas Reviews, e gostaria de saber se alguém por aqui usa esse SSD e como é a experiência de uso dele.

Por que 2 TB? OneDrive, InSync e o meu uso.

E decidi pela versão de 2 TB, justamente por causa do OneDrive. Testei o InSync, mas acabei não gostando dele. Não sei se é pelo pacote do AUR, mas achei ele um pouco bugado. E eu esperava que ele funcionaria como o OneDrive no Windows, que exibe todos os arquivos no Gerenciador de Arquivos, tanto os que só estão na Nuvem quanto os que estão salvos localmente.

Já o InSync coloca no Gerenciador de Arquivos, apenas as pastas que mandei sincronizar. E aparentemente, para acessar outros arquivos que não sejam dessas pastas, tem que navegar pelo InSync.

Eu não sei se é alguma opção que passou batida pra mim e se esse é o comportamento normal do InSync. Embora que eu tenha que aprender a usar o InSync, mas essa é uma compra que poderei fazer nos próximos meses. Até lá, eu posso usar o OneDrive for Linux.

E quanto ao meu uso, é mais a digitalização de desenhos no Krita, edição de vídeos mais simples (por enquanto) no Kdenlive e alguns joguinhos que não são tão pesados assim em armazenamento.

Tanto que, por enquanto, o SSD de 256 GB até está sendo suficiente para o meu uso, mas quero transferir os arquivos que estão no meu SSD antigo para o meu computador, e nisso os 256 GB não são suficientes. E ainda tem o OneDrive, onde tenho vários arquivos por lá.

Também pretendo fazer um Dualboot; para experimentar algumas coisas em Hardware real; fazer experimentos em Máquina Virtual e mexer com Docker; para ter uma instalação do Wordpress para ser um campo de testes para o meu Blog e outros projetos; e com o Distrobox para poder testar pacotes em .deb/.rpm e que só tem no AUR do Arch.

1 curtida

Tenho 3 dessa série, 2x 256 e 1x 500Gb, pretendo comprar mais 1x 1Tb, o mais antigo tem 3 anos ou mais, nunca tive problemas.

Aqui no BR, Kingston é o melhor CxB na minha opinião.

edit.: Aliás, um desses está em um home server 24/7 vai fazer um ano, sem comentários.

2 curtidas

essa marca é excelente. fora os tecnicismos inúteis em discussões por aí, pode usar à vontade. pra uso normal, por nós, simples mortais, dá de boa e sobra potência. não se preocupe. bota na sua máquina e segue a vida. “e se estragar daqui a 5 anos?” compra outro ué.

lembre-se: não procure soluções para problemas que você não tem.

:stuck_out_tongue_winking_eye:

3 curtidas

A minha preocupação não era nem tanto essa de “se estragar daqui a cinco anos”. Era mais aquela coisa de “Putz, paguei caro num produto que não é tão bom assim”.

E sei que a Kingston é uma boa marca, mas as vezes até marcas boas tem lá os seus tropeços.

De Kingston, eu tenho aquele A400, que é o SSD SATA de 2,5".

Usei por uns 3 anos sem problema nenhum no meu notebook antigo. E havia comprado esse A400 por ser de 960 GB e por ser um pouco mais barato que os outros (ele estava por uns 900 reais na época).

1 curtida

Já usei muitos produtos da Kingston, nunca tive problema com nenhum.
Mas devemos tomar muito cuidado com produtos falsificados, independente da marca. Procure comprar em lojas idôneas, que lhe deem garantia do próprio fabricante.

1 curtida

Você já considerou usar o Dropbox ou o MEGASync? Eles têm aplicativos para Linux.

1 curtida

É que é aquela coisa: uso o OneDrive há dez anos, então tenho muita coisa nele. E para a quantidade de arquivos que tenho no OneDrive (em torno de uns 100 GB), teria que assinar o plano de 2 TB do Dropbox (uns 10 Dólares).

E quanto ao MEGA, não consigo gostar dele por ter aquele limite de transferência de arquivos ridículo que trava o Download quando você excede esse limite, te forçando a ir para um plano pago.

E o Onedrive nunca me trouxe problemas, então continuo usando ele.

1 curtida

usei o dropbox por muitos anos. é excelente e tem app próprio pra linux. o problema é o alto preço pra comprar espaço, pago em trumps. com a cotação flutuante, não dá. além dq precisa de cartão de crédito internacional.

como tenho conta no android, por causa do celular, comprar espaço no google drive é mais barato que no dropbox e posso pagar em lulas. então comprei uma licença perpétua do insync, pra utilizar o google drive no linux. a bicha é muito cara, 200 lulas, mas sai barato com o passar dos meses.

se a insync não for comprada por outra empresa e esta cancelar as licenças perpétuas, como a broadcom fez com a vmware, estaremos no lucro.

2 curtidas