Boa tarde, migrei para o Linux faz pouco tempo. Após um vírus infectar meu Windows 11 via arquivo do Office. Cheguei a reinstalar o Windows, mas o vírus continuava lá.
Pelo o que eu identifiquei (mesmo sendo leiga no assunto) criaram um programa parecido com o Onenote e tinha um atalho na pasta iniciar chamada " Enviar para o Onenotem"
Detalhe: Meu celular também foi hackeado e o arquivo que abri no Office estava salvo numa pasta do Drive que eu tinha logada no celular.
Quando migrei para o Linux comecei com o Mint e baixei alguns arquivos do Drive nele porque precisava fazer algumas coisas para a faculdade.
Agora migrei para o Zorin Os e quando fiz a instalação das duas distros apaguei tudo que tinha no disco, então meu sistema só tem essa distro, não tem dualboot.
Minha dúvida é, sempre que abro meus arquivos e clico em Outros Locais aparece essa “Rede Windows” , queria que alguém me explicasse.
Outra questão: No Mint utilizei o Rkhunter e o Chkrootkit pra verificar o computador. O Rkhunter sempre apresentava possíveis rootkits, variando de 3 a 8 no total.
Depois que migrei para o Zorin Os, não fiz download de nenhum arquivo, somente programas, e o Rkhunter não apresentou mais nenhum rootkit.
Enfim, se alguém puder me explicar sobre essa Rede Windows e puder me dar dicas de como manter o Linux seguro, eu agradeço!