Dúvidas sobre partições para dual boot - Ubuntu

Olá, pessoal!

Tenho um ssd de 256GB no meu notebook dividido da seguinte forma:



Tentei redimensionar a partição 3 através do programa Discos do próprio ubuntu e tive a seguinte mensagem de erro: error unmounting /dev/nvme0n1p3 target is busy

Como posso dividir a partição 3 para instalar windows em dual boot?

Fala mano, tá tentando redimensionar o disco via linux live?

Recomendo usar o GParted.

e aí, blz? com o gparted consigo redimensionar a partição 3 sem corromper o sistema ou dar problema?

não sei como usar o linux live

Eu configo mais o GParted do que o app “Discos”.

O linux live é acessado pelo pendrive que vc faz instalação do linux, vc clica em “testar ou instalar linux” e ele vai abrir o S.O para instalação.

Nessa tela vc pode usar o gparted para particionar o disco sem ele estar em uso diretamente e então vc não vai ter o erro de “busy”.

ahh, valeu, vou tentar aqui. obrigado.

baixei uma ISO e coloquei num pendrive, fui na BIOS selecionei o pendrive, mas não iniciou.
Parece ser um erro relacionado à inicialização do sistema operacional. Parece indicar dificuldades para montar o sistema de arquivos raiz (root filesystem), resultando em um kernel panic.

A partição está montada, vc deve estar tentando redimensionado com o próprio sistema inicializado. Para fazer isso uso um linux via live e use o gparted.

Tente fazer outro pendrive bootável com o Ventoy ou Balena Etcher, mas caso dê erro novamente, pode ser que o pendrive esteja corrompido.
Mas se der certo, redimensione a partição com o Gparted :v: