Dúvidas sobre particionamento "/" e "home" na hora de trocar de sistema

Boa tarde pessoal!

Atualmente tenho usado o Linux Mint 19.3, mas decidi que semana que vem irei trocar ele pelo Pop!_os.

Aproveitando isso, tenho algumas dúvidas.

1. Separei o sistema do Mint no diretório “/” e meus arquivos estão no “/home/usuario”. Com essa formatação, pode ficar algum resíduo de programa nos arquivos ocultos? Algo que possa dar uma incompatibilidade depois?

2. Quando instalei o Mint, deixei espaço demais no diretório “/”. Com essa troca de O.S., fica fácil para eu passar espaço do “/” para o “home” ? (faz um ano que tenho uns 45gb livre aqui)

Aceito sugestões de como proceder.

EDIT -----

Partições atuais:

Dispositivo Início Fim Setores Tamanho Tipo
/dev/sda1 2048 999423 997376 487M Sistema EFI
/dev/sda2 999424 157249535 156250112 74,5G Linux sistema de arquivos (/)
/dev/sda3 157249536 165062655 7813120 3,7G Linux swap
/dev/sda4 165062656 468860927 303798272 144,9G Linux sistema de arquivos (home)

Bem provável que dê boa, eu fiz a transição do Mint pro Pop dessa maneira, deixando a pasta /home separada e instalando o sistema no /. Não tive problema nenhum com incompatibilidade. Qualquer coisa, veja o que aparece ao apertar ctrl + h e veja os arquivos ocultos que podem ficar na /home.

1 Curtida

Alguns arquivos de configurações ficarão no .config dentro da home, ou seja, determinados programas persistirão com as configurações que você aplicou no sistema anterior, mas acredito que nada que venha causar incompatibilidade, no máximo, alguns raros ruídos. Caso você não queira que essas configurações permaneçam, vá até o diretório .config (um sub-diretório oculto do seu diretório pessoal) e exclua os arquivos de configuração que você não queira que permaneçam.

(Com o seu gerenciador de arquivos aberto, uso CTRL + H para revelar os diretórios e arquivos ocultos).

1 Curtida

O que se pode fazer é, ao instalar a nova distro, colocar outro nome para o usuário após atribuir a partição como /home. Aí, após a instalação, copiar as pastas desejadas e depois deletar o usuário anterior. Mas as configs dos programas antes instalados se perdem…

2 Curtidas

rm -rf .* a partir do diretório $HOME usuário (simples assim, limpinho como instalação zerada, só não pode esquecer o ponto, isso só vai remover arquivos e diretórios ocultos) basta fazer isto antes da nova instalação.

3 Curtidas

Geralmente não da problema, eu tenho o mesmo /home já faz 2 anos e já passei por Linux Mint, Ubuntu 19.04~20.04, e agora Kubuntu 20.04 e não tive problemas até agora, na verdade eu até gostei porque veio quase todos apps configurados, até o Google Chrome já veio logado. rsrsrs

2 Curtidas

Realmente, eu mantenho assim faz bastante tempo, acho mais prático o CTRL+H e remover somente os arquivos que sobraram do Cinnamon caso não pretenda reinstalar o Mint novamente.
Quanto a recuperar o espaço é bem tranquilo pelo gparted, mas deve ser feito por uma mídia live.

Esse tópico aqui sobre o gparted é interessante, basta ler com calma que não tem erro, se puder mandar um print do seu particionamento atual poderiamos analisar o que dá para ser feito.

3 Curtidas

Recomendo fazer em duas etapas. Na primeira vc apaga a partição antiga, cria uma nova partição menor e instala o novo sistema operacional.

Depois de tudo instalado vc faz a segunda etapa, que é aumentar o tamanho da partição /home. Lembre-se sempre do sagrado backup em midia externa!

1 Curtida

Parte a parte como de costume…

Sim, vão ficar os arquivos de configuração, isso significa que quando você instalar esses programas você não vai precisar configurar eles

É extremamente raro, só em apps extremamente porcos e mal programados

Sim mas tem realmente necessidade disso? /boot vai pro /, Snaps vão pro /, Flatpaks vão pro /, .debs vão pro /… no geral fora o que o sistema ocupa por natureza, é bem útil deixar pelo menos uns 20 GB a mais, 20 GB a a mais que o recomendado não faz mal a menos que estejam fazendo falta

1 Curtida

O que se pode fazer é, ao instalar a nova distro, colocar outro nome para o usuário após atribuir a partição como /home. Aí, após a instalação, copiar as pastas desejadas e depois deletar o usuário anterior. Mas as configs dos programas antes instalados se perdem…

É verdade… eu cometi esse erro… fui bota o mesmo nome de usuário ai deu erro aí tive que recomeçar a instalação… mas deu certo com um nome de usuário diferente.

2 Curtidas

Então, minha partição “/” tem 75GB e faz um ano que tem os mesmos 45,9GB livres haha
Enquanto a “home” tem apenas 35,6GB livres. Pensei em transferir uns 25GB.
Ainda vai sobrar espaço e terei mais livre no “home”.

Sim, vou fazer esse backup externo ! valeu a dica haha

1 Curtida

Opa, vou ver esse tutorial ! Valeu !

Dispositivo          Início             Fim    Setores     Tamanho  Tipo
/dev/sda1             2048       999423      997376     487M      Sistema EFI
/dev/sda2         999424 157249535 156250112    74,5G      Linux sistema de arquivos (/)
/dev/sda3   157249536 165062655     7813120     3,7G       Linux swap
/dev/sda4   165062656 468860927 303798272  144,9G      Linux sistema de arquivos (home)

Está assim. Não sei se está bem distribuída :frowning:

Tem que fazer o que o Xterminator sugeriu, tomando MUITO cuidado para não esquecer o ponto antes do asterisco. Se você esquecer o ponto, você vai apagar todos os arquivos e diretórios da pasta home, quando na verdade você só quer a apagar os arquivos e pastas ocultas (aqueles arquivos e pastas cujos nomes começam com ponto), que incluem os arquivos de configuração do sistema e programas.

Se você não apagar os arquivos ocultos, você estará mantendo todos os seus arquivos de configuração.

Quando eu instalei o Ubuntu (Gnome) no lugar do Linux Mint, zerando a pasta /, mas mantendo a pasta /home intacta (isto é, sem apagar os arquivos de configuração). Tudo funcionou bem, mas o Ubuntu veio com várias configurações importadas do Linux Mint, como papel de parede, tema de ícones, tema gtk, etc. Ai o Ubuntu ficou com cara de Linux Mint.

1 Curtida

Nesse caso aí até que está fácil, na instalação você vai deletar /, com o espaço que sobrou vai criar swap sugiro ser a segunda partição depois da EFI, crie / com o tamanho desejado e deixe o espaço livre depois dessa partição para redimensionar a partição /home, logo após a instalação com a mesma mídia de instalação acesse o gparted (caso tenha, se não tiver você pode instalar pelo gerenciador de pacotes) e redimensione a partição home, é bem tranquilo só vai demorar um pouco por causa da operação de mover/redimensionar então tenha paciẽncia.

PS: adicione seu usuário com o mesmo nome e UID que normalmente é 1000, mas não adicione a partição /home antes de fazer a operação de redimensionar, depois você pode incluir direto no fstab o que é bem simples utilizando o blkid com o UID, esse passo fica para depois que você concluir os anteriores.

1 Curtida

Vou adiantar o procedimento pois lembrei que tenho que ver a live de um amigo na twitch que começa as 22:00hs.

Isso pode ser feito via live ou no sistema já instalado, assim que você reiniciar o sistema, caso não queira montar manualmente você estará em sua pasta pessoal desde que tenha mantido o nome de usuário e UID 1000.

Pegue o UUID da partição home, no terminal ou no goarted.

sudo blkid
ex UUID da minha home.

Captura de tela de 2020-10-23 21-18-05

Copie o UUID sem as “” só a numeração louca ex: 05f44046-0a27-4e6a-89e6-276825706864
Abra o gerenciador de arquivos digite CTRL+L e na barra de busca digite admin://

Acesse o diretório /etc digite CTRL+F e pesquise por fstab e clique para abrir, ou com o botão direito abrir no editor de texto.

Adicione a linha com o UUID=(numeração louca) sem aspas indicando que ela é /home, o formato do sistema de arquivos e as opções de montagem (defaults 1 1) é o suficiente, esse é a checagem padrão.

Creio que seja isto, tentei manter o menos modo texto possível para não assustar.
Boa sorte qualquer coisa estamos aqui.

1 Curtida

O gparted mantém o UUID no processo de redimensionamento.

2 Curtidas

Isso que ele disse pode ser feito só redimensionando no gparted? Tipo, clicando e arrastando?

Sim @rxtheodoro , pois isso não muda o UID.
Um exemplo vou colocar o espaço não alocado de uma partição que acabei de deletar em /dev/sda5 para não deixar buracos no disco, mas também poderia ser para sda7.

UID antes:

Captura de tela de 2020-10-31 12-05-21

UID depois da modificação.

Captura de tela de 2020-10-31 12-07-22

O importante é fazer via live, ainda vou deletar a partição /boot de 1GB que foi criada para a instalação do Silverblue e também direcionar para o rawhide (que deve estar desmontada, note a chave, teria que fazer por outra distro ou peloalive) ou para sda5, posso escolher qualquer uma das duas pois o espaço está entre elas.

Note que nesse caso ele vai redimensionar para a esquerda, mas se que quisesse jogar o espaço para direita eu iria mover a partição um pouco mais demorado.
Redimensionar para esquerda, basta puxar a seta para preencher o espaço.

Captura de tela de 2020-10-31 12-20-52

Mover é só arrastar a partição, note que o espaço livre será mostrado no final e não no início com na tela anterior.

Captura de tela de 2020-10-31 12-23-55

Já fiz isso com a minha $HOME também, mas demora uma eternidade por causa do tamanho e qualtidade de arquivos. É seguro? Sim é seguro já fiz inumeras vezes, mas se puder faça backup antes das operações, ou tenho um sistema de recuperação com o testdisk caso algo de ruim aconteça.
Essas operações não impedem a inicialização do sistema desde que esteja utilizando UID no grub.

Boa sorte!

1 Curtida

massa!

vou tentar agora.