Dúvidas sobre parte gráfica de uma placa onboard

Olá amigos, tenho algumas dúvidas e gostaria de saber com vocês. Tenho um PC Positivo Sim + bem antigo, creio que do ano 2009 e que vinha com o Windows XP, e mesmo com suas limitações de velocidade uma coisa que era normal nele era rodar vídeos no player de forma limpa a e tranquila. Mas desde que eu formatei ele pela primeira vez (e todas as vezes seguintes) nunca mais consegui assistir nenhum vídeo, mesmo baixando codecs e mudando de SO. Hoje fui na BIOS e queria saber o seguinte.

O que significam: Aperture Size Select, Share Memory Auto Detection e Share Memory Size.

No Aperture Size Select está 128 MB mas tem a opção de aumentar até 1GB, e no Share Memory Size está 64MB mas tem a opção até 256MB;
No Share Memory Auto Detection está Disabled, mas tem a opção Auto;

Será que mundando alguma dessa opções o meu PC voltaria a pelo voltar rodar vídeos normalmente como na época que foi comprado?

O motivo de não rodar vídeos no YouTube é devido ao fato dos navegadores não suportarem aceleração de hardware no Linux. Você tem duas opções, utilizar o VLC para reproduzir vídeos do YouTube ou instalar o Chromium com os patches do VAAPI, mantenha em mente que esse projeto ainda se encontra em estágio experimental.

Mas essas características é de um PC com Windows, e o sobre os vídeos travarem é em relação a aqueles que são baixados e que deveriam rodar no player, como o Windows Media Classic. Mesmo com codecs instalados o vídeo roda totalmente travado, com a imagem em slow, impossível de assistir. O que é bastante curioso, pois quando o PC veio nativamente ele rodava esses vídeos que eu baixava, filmes e etc, mas desde a primeira vez que formatei o PC nunca mais consegui ver qualquer vídeo nos meus players de vídeo, e isso independente se estava com Windows ou Linux.

Qual player de vídeo você usou no Linux? Nem todos suportam aceleração de hardware, recomendo o VLC.

Quanto a memória de vídeo, 256MB é suficiente.

No Linux o VLC, mas eu estou com esse Pc no Windows. E eu queria saber o que significa os termos e se é pra deixar como está ou se mudando algo teria um retorno.

Nunca vi a opção Aperture Size, Share Memory Size pode deixar em 256MB, creio que 64MB seja muito pouco, se deixar no auto o sistema operacional irá decidir.