@frc_kde e @ryu_ketsueki estou a tentar instalar o OpenSUSE Tumbleweed mas não sai da tela “Loading Basic Drivers…”
Em qual etapa isso acontece?
As fotos que tirei indicam que primeiro se escolhe o Teclado (Idioma), em seguida detecta / escolhe / habilita a Rede, atualiza o Instalador, inicializa os Repositórios, faz uma Análise do Sistema… Foi aí que parou?
Você tem placa de vídeo?
Eu só tenho chip (Intel) integrado na placa-mãe Asus.
Já resolveu esta parte. Tô tentando ajudar ele via Discord. O problema foi o Ventoy, falei com ele para usar o Ecther e funciou 
O “problema” da vez agora é ele particionar o disco pelo manjaro para não perder a /home
Sucesso, então!
Como é que posso particionar a /home? O Etcher não cria pendrive bootável do Gparted live corretamente (não aparece na BIOS), o Unetbootin nem o pendrive reconhece… O que é que se passa aqui… Parece que não querem que instale o OpenSUSE 
Acorda aí, @JG22 ![]()
Ai me quebra hahaha, pior que não sei mexer no particionamento avançado, pois uso ele como SO principal 
@RuKsu tem como ajudar aqui?
Eu tinha mostrado para ele uns vídeos sobre o dual boot, o particionamento manual da vida, até ai eu sei chegar ![]()
Fico feliz por me incluir nesta investigação. Mas vou confessar que, eu tenho pouca habilidade ou quase nula com “multi boot” nunca fui fan de dual boot. Quando eu tinha meu “setup gamer” eu tinha 1 computador para cada distro, sistema operacional… Porque no tempo eu via várias pessoas quebrando sistemas operacionais com multi boot, era muito mais comum isso na época, quando eu trabalhava com pirataria. Então isso ficou meio “trauma” de tentar… 
Mas nada impede que eu possa, nós podemos aprender a fazer os procedimentos juntos. Então vamos tentar resolver oque está acontecendo.
Off Motivo de eu ter logado agora
Eu loguei agora no Diolinux Plus por precaução, manter os 365.6 dias sem faltar. Missão: eu irei resgatar o @thespation da solidão, sendo “devoto” do Fórum junto com ele.
Eu irei logar para valer depois da 6pm mais ou menos.

Conseguiu instalar? 
Sim, é maior lá fora, pois aqui a maioria das pessoas que lidam com Linux sempre vão para o Ubuntu ou suas flavors ou no caso de servidores centos e Debian, aqui o OpenSuSe não é tão forte, apesar de que distro brasileira Regata OS usa o OpenSuSe como base…
Ainda não consegui instalar pois o GParted LIVE não está a funcionar (o pendrive não aparece na BIOS)… Quando tiver tempo vou criar um pendrive de outra distro e faço isso pelo modo live…
Você pode usar o próprio instalador do openSUSE pra isso, tem uma parte lá que permite mexer nas partições.
Se você já tem uma partição /home que você usa no Manjaro, eu acho mais fácil você usar ela mesmo. Então quando você for instalar, apenas coloque o ponto de montagem dela para /home e desmarque a opção de formatar.
Se não quiser misturar as configurações do seu usuário do openSUSE com o do Manjaro, é só criar um usuário com nome diferente.
Depois você ainda poderia criar links simbólicos de pastas específicas como Documentos, Imagens, etc, da sua home do Manjaro para a do openSUSE. Assim você evita o problema de misturar as configurações do usuário, mas tem acesso fácil aos arquivos nas duas distros. Provavelmente o usuário vai ter o mesmo UID, então não vai dar problema com permissões.
E na parte do GRUB, eu acho melhor não instalar o GRUB do openSUSE, deixa o do Manjaro mesmo, porque o Manjaro dá muito problema fazendo dual boot com outras distros, comigo sempre deu kernel panic.
Porque é que não pensei nisso?! ![]()
Muito obrigado!!
Como é que faço para não instalar? Ou ele instala só que depois na BIOS uso o do Manjaro?
No final ele mostra um resumo do que vai ser feito. Lá em cima, se não me engano, tem a parte do GRUB, lá você pode escolher não instalar ele. Depois é só rodar um update-grub no Manjaro pra aparecer o openSUSE.
@Xinux26 outra dica que eu dou é que você use a ISO completa, que tem mais de 4GB, e quando ele perguntar se você quiser ativar os repositórios online, você não ativa.
Toda vez que eu instalei o openSUSE online ele demorou demais, porque ele ficava baixando e instalando um pacote de cada vez. Na instalação offline é mais rápido.
Fato, mas depois que ele estiver usando a distro normalmente e for fazer um “zypper dup”, terá de baixar os updates e mais alguns pacotes, então é meio que trocar seis por meia dúzia.