Duvidas sobre o Virtual box

olá, estou querendo instalar e usar o ubuntu em uma maquina virtual, mas tenho algumas duvidas como:

-se eu colocar um tanto de memoria ram para o virtual box, vai ser como que eu desse minha memoria ram para o virtual box? com que se eu colocasse um tento de ram para o virtual box eu não pudesse usar mais esse tanto de ram, ou, se eu colocar um tanto de ram, eu ainda vou poder usar essa ram?

-se depois eu quiser desinstalar o virtual box, como posso desinstala-lo e consseguir a minha memoria do hd denovo

-se eu instalar o ubuntu, isso pode dar algum problema na inicialização do windows? pois eu vou instalar o ubuntu em um sistema operacional, então, pode dar algum problema?

É e não é, não é que você vá dar, mas sim emprestar. O VirtualBox é uma aplicação que usa recursos da máquina, assim como outro aplicativo necessita de memória enquanto está em execução, ao finalizar sua memória deixa de ser usada por ele e tudo volta ao normal.

Vamos usar exemplos com números para ficar mais fácil o entendimento.
Digamos que você possua 4gbm de ram e está usando uma máquina virtual que está consumindo 2gb, seu sistema terá apenas 2gb para usar, pois os outros 2 estão sendo usados pelo virtualbox (usei exemplos redondos, mas pode variar conforme o uso de sua VM).

A remoção do VirtualBox pode ser realizada de forma bem simples, como vi que usa Windows, basta pesquisar pelo aplicativo, clicar com o botão direito sobre e ir em desinstalar

Basta selecionar e clicar em Desinstalar:

Cada máquina virtual pode ter um espaço alocado de HD, vai depender que quanto configura para cada HD virtual possuir. Por exemplo, eu deixo 40gb para cada máquina virtual, caso eu mande remover a máquina, posso remover todos os arquivos, fazendo assim a remoção dos arquivos utilizados e recuperando o que foi usando antes para a VM, porém, caso queira também é possível acessar a pasta que configurou para salvar os arquivo e deletar manualmente.

Não, a máquina virtual fica dentro da aplicação do VirtualBox, não modifica nem interfere com a sua máquina principal.

Não há problema, a ideia é justamente essa, poder brincar a vontade sem interferir negativamente na sua máquina principal.

3 curtidas

entendi, muito obrigado, voce tirou todas as minhas duvidas, obrigado!!!

1 curtida

a, outra duvida que tinha esquecido de falar:

  • se na instalarção do ubuntu eu colocar para instalar o ubuntu (na maquina virtual), isso vai apagar os arquivos do meu computador ou não?

  • 1024 gb de ram é bom para se utilizar no ubuntu

  • utilizar o virtual box é bom em ssd?

  • o quanto voce recomendaria para instalar o ubuntu, as atualizaçoes e tbm coisas como o reprodutor de midia, jogos, coisas adicionais do ubuntu, e mesmo assim continuar com um bom tanto de memoria para instalar alguns apps e persoalizalo, pois estou querendo saber se tudo vai funcionar que eu preciso vai funcionar no meu notebook antes de trocar o windows pelo linux ubuntu

Não, o arquivo que você vai configurar como HD para a máquina virtual fica dentro de uma pasta com o nome que você der para ela. Por exemplo essa VM que tenho do Fedora:

Esses arquivos são separados dos seu sistema, é como se fosse um HD extra, o que ocorre nele não interage com o seu sistema principal.

Normalmente eu coloco 4gb (4096 MB) de memória, é o suficiente. Você citou 1024 GB, seria muita coisa, se tivesse tudo isso seria ótimo, mas acredito que tenha se confundido, vou considerar que quis dizer 1024mb, um 1gb; esse valor é baixo, vai iniciar sim, mas vai ficar se arrastando.

Tudo em SSD, comparando a velocidade, é muito melhor do que em um HD.

Eu sempre deixo 4gb (4096MB) de RAM e 40gb de HD, sempre foi suficiente, porem não creio que conseguirá jogar de forma satisfatória, como não sou de instalar jogos, não saberia te dizer precisamente quanto a isso.

1 curtida

vlw, errei, coloquei 1024gb, kkkk, se tivesse isso seria mais que uns 10 mil reais, kkk, mas é 1024 mb, jogos eu nao quero rodar muito, gostaria de rodas o visual studio code, gimp, handbreak e customizar o sistema, apenas para saber como ele vai ficar, mas agradeço a sua ajuda, vlw!!!

tenho um notebook com 4gb de ram, uns 2gb e meio ja são utilizados nativamente pelo sistema, quanto voce recomendaria para mim utilizar na vm, mas um tanto que nao fique em 100% o consumo de ram e que eu possa rodar o windows sem problemas, até abrir o gerenciador de tarefas para verificar o cunsumo de ram?

Estas são as especificações recomendas pela Canonical, e por experiência própria mesmo isso ainda seria pouco. Se você alocar 2GB ou menos para a VM dificilmente terá uma boa experiência. Eu aloco 4GB para as VMs e várias ficam lentas com isso, então eu aloco 6.

Resumindo, se queres alocar 2GB ou menos esqueça o Ubuntu.

1 curtida

blz, vlw, mas qual outra distro voce recomendaria?

Com 1GB alocado a melhor opção é algo com uma DE equivalente ou inferior (em consumo de recursos) ao LXDE. Para este hardware eu usaria Debian com FluxBox (apesar do systemD…)

1 curtida

Melhor mesmo é pegar um Devuan + Fluxbox.

Enquanto o Virtualbox estiver rodando sim, por isso nunca ultrapasse a marca vermelha

Basta apagar as imagens de disco

não

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.