Dúvidas sobre o tamanho real de um HD Externo

Pessoal, preciso tirar uma dúvida sobre o tamanho real do HD.

Comprei um HD na Blackfriday na Amazon de 1TB. Quando chegou, eu verifiquei se estava funcionando corretamente (estava) e, se eu não me engano, eu ACHO que verifiquei o tamanho do disco para ver se tudo batia certinho com as descrições (infelizmente, não tenho certeza se fiz isso, mas acho que sim). E aparentemente estava tudo normal.

Porém, ontem formatei o HD para ext4 para poder fazer backups do sistema com o Timeshift. Algo deu errado e o arquivo de backup que foi criado pelo programa ficou com o proprietário/usuário root (no HD aparecia com um cadeado) e o próprio Timeshift não mostrava a opção para selecionar esse arquivo, para caso eu precisasse restaurá-lo ou até mesmo excluí-lo.

Não consegui excluir esse arquivo de backup nem pelo programa, nem de maneira manual, então o deletei pelo terminal usando um comando rm -fr.

Porém, ao clicar nas Propriedades do HD, vi que constava agora uma capacidade total de 983,3 GB e livre para uso 933,3 GB.

Decidi então reformatá-lo, mas os valores continuaram iguais.

O que eu gostaria de saber é se deu algo errado no HD por conta desse problema com o Timeshift ou o rm -fr ou se isso é normal. Pois quando pesquisei no Google, vi alguns artigos indicando que era normal um HD não ter a capacidade total indicada pelo fabricante.

Mas se for algum erro causado por mim ou pelo programa, tem como consertar?

A capacidade real do HD é 933,3 GB mesmo. É normal isso. :+1:

1 curtida

Caso queira entender:

2 curtidas

1 TB = 933 GiB

E, sim, fica reservado uma quota de espaço para certas finalidades de segurança etc. – Por isso, é normal que o espaço “realmente disponível” seja um pouco menor.

3 curtidas

Opa, valeu demais! Eu já tava achando que eu tinha zicado meu hd novinho kkkk

Mas de qualquer forma, será que tem a ver com o sistema ext4? Meu outro hd que não está em ext4 disponibiliza todos os gigas. (pelo menos nas propriedades).

2 curtidas

Não entendo muito dessa parte, mas…

Acho possível.

O sistema de arquivos ext4 tem suas medidas de precaução, que outros sistemas de arquivos talvez não tenha.

Sempre desconfiei daquela pasta lost+found, que sempre aparece como vazia (0 B) – mas nunca consegui ter acesso.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.