Dúvidas sobre o Fedora

Galera, desde o lançamento do Fedora 30, a distro tem chamado bastante a minha atenção e tava afim de instalar aqui, porém tenho algumas dúvidas.
Usei por um bom tempo distros baseadas em Arch (Manjaro, Antergos, e até o próprio Arch), e de uns tempos pra cá tenho preferido distros Debian based (atualmente estou no Ubuntu 19.04), inicialmente por sem bem mais de boa encontrar compatibilidade com certos programas que eu queria instalar.
To testando o Fedora 30 numa VM e to curtindo, queria que a galera que usa pudesse me falar mais sobre o sistema. Vocês tem facilidade de instalar programas? (do pouco que eu testei, consegui instalar todos os programas que eu fui procurando)
Gostaria de saber se a distro é de fato bem atualizada, o Ubuntu demora uns 2 anos pra lançar uma LTS, o Fedora pelo que sei tem lançamento a cada 6 meses. Já tiveram algum problema com alguma mudança de versão do Fedora?
É inegável que o AUR do Arch é um dos maiores repositórios que temos hoje, existe algum repo do Fedora mantido pela comunidade também? Onde eu possa baixar alguns pacotes atualizados que não estejam nos repo padrão
E se tiverem outros pontos a favor ou contra, deixem aí também

EDIT: Só mais uma coisa, eu trabalho com gamedev, se tem alguém que mexa com isso também em Linux, de preferência no Fedora, gostaria de saber sua experiência

2 curtidas

só uma obs: repositório maior não tem necessariamente haver com melhor…

Repos fora do Fedora que pode te ajudar: RPMFusion, Flathub, Snapcraft e appimagehub.

Não sou gamedev, mas creio que é questão de verificar se as aplicações que precisa estão disponíveis para o sistema, seja em .rpm, flatpak, snap, appimage ou em último caso via source…

4 curtidas

Acho o Fedora muito bacana, mas me deixa bolado essa história de ter que instalar o Nvidia à parte. Algumas distros hoje em dia já oferecem um testador de drivers, ou mesmo o driver para o boot até no modo live. Aliás, esse é o motivo que não estou rodando o Fedora nesse momento. Meu pc tem uma plaquinha nvidia, que eu acho que não vale o esforço de se configurar “na mão”, uma Nvidia 210. Por isso, dou preferência a distros que automatizam o processo, como é o caso do Manjaro que utilizo atualmente. Fora isso, o Fedora é uma baita distro, com praticamente todos os aplicativos que você quiser e precisar. Vai fundo!

1 curtida

só para quem quiser saber como se instala driver Nvidia (não hibrida/legacy) no Fedora fastoslinux.com - This website is for sale! - fastoslinux Resources and Information.

2 curtidas

Ah sim, tô ligado que quantidade não é sinônimo de qualidade ou segurança kkk. Só queria mais saber se o fedora tinha algum tipo de repositório da comunidade com pacotes extras mesmo. Vou com certeza dar uma olhada no teu post aí.

2 curtidas

mais importante que “repositório mantido pela comunidade” é “repositórios confiáveis”, como falei, rpmfusion, flathub, snacraft e appimagehub são confiáveis…

2 curtidas

Pra mim não seria tanto problema nesse caso, meu notebook é um i5 sem placa dedicada, então tô de boa.
Vou fazer mais uns testes na VM e acho que vou instalar o Fedora hoje ainda

1 curtida

Então, galera, instalei aqui. Até então to adorando a distro, não tive dificuldade nenhuma de encontrar os programas que eu queria, inclusive alguns que tive que compilar na mão no Ubuntu.
Claro que nem tudo são flores, tive uns problemas com erro no Boot Order, mas consegui resolver. Mas até então foi só isso também, não lembro de ter tido nenhum outro problema.

1 curtida

Realmente, com esses quatro, além dos padrões do Fedora, é difícil ter algum App que falte.
Não sei como fica a questão daqueles aplicativos de banco, mas no mais é isso aí.

1 curtida

Também é tranquilo desde que baixe o warsaw direto do site do desenvolvedor.
https://www.dieboldnixdorf.com.br/warsaw

2 curtidas