Duvidas sobre Migração

Bom dia! Eu havia instalado Debian alguns dias atrás e eu tô querendo trocar por arch Linux no entanto eu faço o procedimento corretamente, mas por algum motivo parece que não lê o meu USB para implementar o arch
O jeito de instalação seria outro?
Como posso proceder e/ou arrumar isso?
Contém algum guia?

Se vc vai ingressar no mundo Linux recomendo fortemente a se tornar parceiro dos mecanismos de busca (Google, Bing, duckduckgo, insira aqui seu mecanismo de busca favorito)

Sim eu entendo, ja estudei essa parte no entanto eu não estou conseguindo é dar boot no arch linux, toda vez que tento eu caio no Debian novamente!
Ja tentei dando boot no Regata OS
Fedora e até mesmo no bazzite e não obtive sucesso, sempre caia no Debian!

Apertando F11 na tela de boot não aparece o Arch como opção?

Qual seria a tela de boot? Quando vai iniciar, quando chega na BIOS ou na tela de inicio do Debian?

Assim que inicia, quando aparece o logo da placa-mãe. Geralmente aparecem opções na parte inferior direita, o Delete pra acessar a Bios e o F11 para as opções de boot. Outra coisa, tu instalou o Arch pelo archinstall? Escolheu o que pra inicializador, o systemd-boot ou grub?

Não sei muito bem como explicar referente a isso, seria melhor em conversação por Zap ou sla mas a instalação foi feita Pelo ArchInstall e transformei como bootavel pelo USB daí eu entro na BIOS vou na parte de boot e aparece o pendrive, quando clico e faço o processo para iniciar não funciona, volta para o Debian.

Se tu já instalou, porque precisa acessar o pen drive de novo? Essa parte eu não manjo, mas o Debian usa o grub, se tu instalou o Arch pelo archinstall e deixou o inicializador como padrão, foi pro systemd-boot, pode ter dado algum conflito com o grub do Debian.

Sou meio iniciante e leigo nessa questão de instalação

Mas o que fiz foi o seguinte:

  • Instalei o ISO do arch Linux
  • Transformei fomo Bootavel no Balena Echer para o pendrive
  • Fui para a BIOS
  • Selecionei o pendrive como principal pra ver se daria para instalar
  • e disso ele rodou o Debian que é a Distri que estou usando no momento
    Perdão qualquer coisa ;-;

Ahhh eu vi aqui quando inicia fica Grub do Debian, algo do tipo, teria algo a fazer neste caso?

Tinha um que era mais fácil do que esse, acho que foi descontinuado.

Poderia tentar o Ventoy?

Verifica se sua bios possui alguma tecla para mostrar o boot menu algo similar a isso aqui

Como que a instalação foi realizada sendo que você não conseguiu dar boot pelo pendrive? Ainda tem acesso ao Debian?

Assim que eu chegar em casa tentarei.

Nooo a instalação do ISO foi feita no site, pensei que o questionamento era referente a isso.