Pessoal, eu criei uma planilha para compartilhar publicamente somente no modo Leitura. Coloquei senha e aqui no computador ela abre somente nesse modo, exatamente como eu queria.
Acontece que decidi fazer upload dela para nuvem - no caso, o Google Drive - para poder compartilhá-la via link. Eu esqueci que tinha configurado o Google Drive para converter os arquivos de word, excel e similares para os modelos do Google. Porém, o engraçado é que o Google converteu a planilha em seu próprio modelo e ela se tornou imediatamente editável como se não houvesse senha ou restrição alguma para edição.
Será que foi eu que configurei essa planilha errado ou isso é uma falha de segurança do Libreoffice? Porque se eu tivesse enviado a planilha para alguém via email ou pendrive e essa pessoa fizesse o upload em nuvem, ela poderia editar facilmente.
Configurações que eu fiz:
Cliquei em Propriedades --> Segurança --> Marquei a opção Abrir o Arquivo somente para Leitura --> Marquei a opção Gravar Alterações --> Coloquei senha.
Creio que o local para fazer a configuração que você desejava seria, Ferramentas> Proteger Planilha> Colocar a senha> informar o que os usuários podem ou não fazer.
Eu não utilizo com frequência softwares office, então é apenas a informação de um curioso
@anon18965540 obrigada pela ajuda. No entanto, essa opção também não funcionou hehe
Ao fazer o upload para o Google Drive e se estiver ativada a opção de converter o arquivo original para o modelo do Google, o arquivo fica completamente editável.
Mas obrigada. Vou dar uma pesquisa mais a fundo sobre essa questão.
Provavelmente a proteção se perde no processo de conversão. Difícil imaginar uma solução. Será que o mesmo ocorre com os arquivos originários dos formatos do Microsoft Office?
E se você redefinir as opções de segurança da planilha já no Google?
Conforme o colega citou acima, acredito que a proteção se perdeu ao converter o arquivo lá, o inverso também não sei se funcionaria. É algo interessante e que requer uns testes.
Realmente, desse modo não funcionou, testei aqui da seguinte forma agora, Ferramentas> Proteger estrutura da Planilha. Essa funcionou, mas você pode ter a impressão que ainda não está funcionando corretamente, exemplo:
Você cria a planilha e coloca a senha, envia para o google drive, ao acessar a pessoa vai poder “editar” normalmente, mas na verdade ela não está editando a original, será criada outra planilha com quase o mesmo nome, teste.ods (original), teste.ods.ods (modificada).
Como já citei, eu não mexo muito com esse tipo de software, é apenas um teste que fiz.
@anon18965540, sim as pessoas podem editar. Eu testei em um navegador onde minha conta não estava logada, acessei o link compartilhado e pude editar normalmente.
Como eu tenho dados sensíveis nessa minha planilha, gostaria que isso não acontesse. O ideal seria que o google não criasse essa cópia, nem permitisse a edição.
@MotaC
Nesse link está escrito " Isso não deve ser usado como uma medida de segurança. As pessoas podem imprimir, copiar, colar e importar/exportar cópias de uma planilha protegida" .
Eu queria que minha planilha não pudesse ser copiada, só lida. Esse é o problema.
Então a solução mais próxima é a configuração de compartilhamento do próprio Google, onde você dá acesso de leitura para quem estiver com o link, mas retira os poderes de escrita. Como você mencionou que contém dados sensíveis nessa planilha, acredito que somente isso não será capaz de impedir que a pessoa baixe essa planilha (com certeza tem alguma extensão que faz isso) e faça o que desejar dela.
Fiz um teste aqui com ambos serviços (Google e MS) e em ambos, mesmo enviando um link para a pessoa apenas poder visualizar, ainda assim é possível o download pelo menos.
Para seu caso, o ideal seria o compartilhamento da planilha travada, por email. Só que mesmo com o campo travado não irá impedir da pessoa digitar em uma planilha separada. Em resumo, não dá para garantir que não haverá nada com os dados.
Não encontrei solução para esta questão quando vivi situações semelhantes.
Podemos tentar minimizar as pessoas que acessam o arquivo: compartilhar link em modo “somente leitura”, escolhendo quem pode ter acesso, entre outras medidas. Mas proibir por completo a cópia e posterior edição (ainda mais de forma independente do seu arquivo original), ao mesmo tempo em que compartilha, é relativo, dependerá da índole e conhecimento de quem acessa em reverter o processo de proteção. Em último caso quem acessa em modo leitura ainda pode copiar manualmente todas as informações visíveis da planilha.
Algo que agrava o problema é o acesso das pessoas a sites que convertem arquivos de um formato para outro com poucas desformatações, removem senhas de arquivos bloqueados, etc. É um dilema humano: O que pode ser usado para facilitar sua vida também pode ser usado para dificultá-la.
Antes de compartilhar, considere:
Se considera os dados como muito sensíveis, a ponto de quem os acesse ou edite, possa te prejudicar, talvez seja melhor não compartilhar. Se não tiver esta alternativa, para minimizar os possíveis danos, se possível, procure compartilhar uma versão filtrada ou resumida das informações da planilha, contendo apenas informações que as pessoas necessitam saber e que são realmente públicas e menos sensíveis, no seu contexto;
A segurança do arquivo também depende da índole, valores e relação de confiança estabelecida com as pessoas para quais vai compartilhar. Quem tem bons amigos e colegas em geral já tem uma primeira espécie de “camada de segurança” nas informações;
Quanto a área de informática em si, talvez algo sobre criptografia de arquivos possa te ajudar. Considere pesquisar o assunto aplicado a compartilhamento e ver se se aplica ao seu caso.
Por fim, tenta ver uma solução meio termo, que não complique tanto para você e para quem vai acessar a planilha, ao mesmo tempo que atende aos seus motivos para compartilhar o arquivo.
@Ana, encontrei matérias com passos para impedir download, impressão e cópia de arquivos. Veja se te ajuda:
Mas como abordei na resposta anterior é algo relativo, sempre pode vir a existir uma forma das pessoas copiarem seus arquivos, ainda que for manualmente, já que você os está compartilhando.
Oi @Dan, muito obrigada pela colaboração. Eu fiquei de voltar aqui para dar uma atualização sobre o caso hahaha Mas enfim, ontem mesmo eu descobri essa opção de desativar o download, mas acho que nem vou usar rs
Percebi que a planilha do Google não acompanha as configurações mais avançadas da planilha original, tornando-a inviável de compartilhar dessa maneira. O jeito seria tentar replicar a mesma planilha, mas fazê-la diretamente no Google (ou seja, trabalho demais).
Enfim, não sei como vou resolver, mas gostei da experiência pois fica aí um alerta sobre essa questão segurança. Infelizmente ela é facilmente burlada hehe