Se eu quiser instalar um programa de forma simples, estável e oficial do desenvolvedor, eu uso pacman ou pamac? Eu sei que o pacman vem do Arch, e que também o pamac tem suporte a flatpak, snap e AUR, mas não sei o que isso significa na prática, as informações na internet são muito confusas e dispersas. Eu só quero baixar um app bro
Você usou palavras cujo significado pode ser interpretado de várias maneiras – e isso pode gerar confusão:
Para sermos mais exatos:
-
O pacman instala pacotes do “repositório oficial da distro”
-
O Pamac também pode instalar pacotes do “repositório oficial da distro”
-
O Pamac também pode instalar pacotes AUR, Flatpak e Snap, como você disse. – No Manjaro, basta habilitar essas opções nas configurações. – Veja “4º Passo”, neste link.
-
“simples”, “estável”, não têm significado claro na sua frase – cada um pode entender do jeito que quiser
AUR é um repositório onde cada um coloca o que quiser. – Não é “repositório oficial da distro”.
O “desenvolvedor” de um pacote pode colocá-lo no AUR – mas receio que outra pessoa também possa colocar lá um pacote de outro desenvolvedor. – (Não tenho certeza).
O AUR oferece ferramentas para que os demais usuários relatem pacotes com problemas. – Se você for no site do AUR, poderá ver esses e outros dados de um pacote, antes de decidir instalar.
Aí, depende das preferências de cada um. – Muita gente gosta de atualizar tudo de uma vez só, pelo Pamac.
Eu prefiro fazer as coisas, separadamente:
1º) Atualizo os pacotes do repositório oficial pelo comando – como root
:
# pacman -Syu
2º) Depois, atualizo só os pacotes do AUR pelo Pamac-CLI – como usuário comum:
$ pamac update
(Eu não uso Flatpak nem Snap).
No Arch, em vez do Pamac, eu uso o yay
– também como usuário comum:
$ yay -Sua
Obrigado pela resposta!
Tmj!
Preciso alertar que coloquei um comando incompleto – porque desconfio que não estou usando o melhor comando:
pamac update
Esta página sugere:
Updating the System
To check if updates are available, you can use the command:
user $ pamac checkupdates -a
To update all installed packages installed from the repos or AUR, you can use the command:
user $ pamac upgrade -a
Onde o parâmetro “-a” foca no AUR.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.