Duvidas sobre disco dinâmico e dual boot Win11 e Ubuntu

Bom, eu ando “brincando” com dual boot entre o win 11 e o ubuntu;

Recente mente me deparei com algumas dúvidas, eu tenho um disco NVMe de 500GB, GPT com dual boot de win11 e ubuntu, ambas no mesmo disco.

As duvidas são:
Eu posso converter o disco para dinâmico pelo gerenciador do win11?
Faz diferença para min que uso um NVMe? (se não, faz tanta diferênça assim em outros tipos de disco?)
Vai afetar o ubuntu? (o boot principal é o GRUB dele)?

Pergunto porquê eu realmente estou revirando a internet atrás da resposta e não achei nenhuma que explicasse de forma clara (ou que me fisesse entender).

Muito bem, vamos lá:

  1. Converter o disco para dinâmico pelo Gerenciador do Windows 11: Sim, você pode converter um disco básico para dinâmico usando o Gerenciador de Discos do Windows 11. No entanto, é importante ter cuidado ao fazer isso em um sistema com dual boot. A conversão para um disco dinâmico pode não ser reconhecida pelo Ubuntu, o que pode causar problemas de inicialização.

  2. Impacto no uso de um NVMe: A conversão de um disco básico para dinâmico geralmente não impacta a performance de forma significativa, independentemente do tipo de disco. Contudo, a principal consideração aqui é a compatibilidade com o sistema de dual boot, não a performance do disco em si.

  3. Efeito sobre o Ubuntu e o GRUB: A conversão para um disco dinâmico pode afetar o GRUB e a inicialização do Ubuntu. O GRUB pode não ser capaz de reconhecer a nova configuração do disco dinâmico, o que pode levar a problemas de boot.

Em resumo, embora seja tecnicamente possível converter um disco para dinâmico no Windows 11, fazer isso em um sistema com dual boot pode ser arriscado e causar problemas de inicialização com o Ubuntu. Se não houver uma necessidade específica para converter o disco para dinâmico, pode ser mais seguro manter a configuração atual (pelo menos na minha opinião).

1 curtida

Certo, então no meu caso pode não ser exatamente uma boa ideia fazer isso, talvez em uma VM com um clone do HD para testar, mas na máqui de uso não…

E pelo ubuntu? eu consigo fazer esse tipo de conversão? porquê eu entendo que o win se “preserva” se feito por ele, mas e se feito pelo ubuntu? tenho resultado diferente ou pode dar pal também?