Dúvidas para upgrade em Notebook Acer

Fala comunidade! Galera estou precisando da ajuda de alguém que entenda um pouco mais sobre upgrades em notebooks.

Marca: Acer
Modelo: Aspire 3 - A315-53-34Y4
Processador: Intel Core i3-8130U 2.2GHz
Memória: DDR4 - 2400 MHz (Atualmente com 4 GB)
Armazenamento: HDD 1TB

Esse notebook veio com Windows 10 e já atualizei para o Windows 11. Gostaria de acrescentar um SSD pra rodar alguma distro, ainda estou decidindo mas tenho algumas em mente: Fedora, Mint, Elementary OS, Ubuntu ou PopOS. Pretendo migrar de vez logo após o upgrade, pois sinto que o Windows está ficando bem no limite algumas vezes.
No geral, utilizo para produção de Documentos, Planilhas e Apresentações, vez ou outra também preciso editar algum vídeo ou imagem (bem básico) e para desenvolvimento web (que tem sido um uso mais frequente).

Gostaria de saber o que me recomendariam para memória e ssd: marca, armazenamento, lojas… já pesquisei algumas coisas, mas, sinceramente estou meio perdido.

Também quero saber de um upgrade, vi na internet que há um slot para ssd nvme, e queria saber qual nvme usar.

No meu Acer i5 Coloquei um pente de Memória Crucial Basics, 16GB, 2666MHz, DDR
Já que um de 4GB é soldado, totalizando 20GB.
E coloquei um SSD de 240 GB da Kingston. Os 2 há quase 2 anos e Até agora tudo OK

Olá, tudo bem?
Eu não uso a tecnologia NVME, mas uso SSDs já há algum tempo. Tive experiencias ruins com SanDisk e Kingston. Kingston é uma boa marca, inclusive uso memórias dela e ainda tenho o SSD Kingston A400 funcionando numa boa, porém em dado momento um dos meus SSDs A400 deu problema na firmware e eu não consegui restaurar.

Recomendo muito a Crucial. Tenho 3 SSDs da Crucial, dois no meu desktop e um funcionando como externo no meu Xbox, cheio de jogos. Nunca tive um problema e uso a marca há anos, então Crucial é bacana e você encontra por preços justos.

Eu tenho um Dell i3 bem antigo, com mais de 10 anos, e o utilizo para as mesmas funções que você relatou. Recomendo bastante o PopOS, que é o que eu uso, ou o Ubuntu, terão soluções mais práticas e serão mais amigáveis para quem está saindo do Windows, além de se manterem graficamente bonitos.