Dúvidas de /home compartilhada com outras partições: Dá pra limpar resíduos de distros desinstaladas?

Olá pessoal!

Fiz 3 partições ext4 para instalar uma distro diferente em casa e mais uma ext4 com /home compartilhada para sincronizar configurações e acessar arquivos em comum independente da distro que eu esteja rodando no momento.

Tenho percebido que ao desinstalar distros, posso ficar com resíduos delas na /home. Essa minha constatação procede? Se sim, tem algum meio de “limpar” a /home de forma segura?

Tudo que vc tem em /home/USUÁRIO é seu e pode ser deletado.
Não há uma lei específica, mas os programas podem criar arquivos de configuração e cache como ~/.arq ou dentro de ~/.config/ e ~/.cache/

Para poder deletar os arquivos, é necessário vc dar uma olhada e ver o que está instalado no sistema. Se por acaso há programas que não usa, pode ser que queira removê-los, e talvez seja necessário remover os arquivos de config e cache residuais. Mas se vc acha que poderá utilizar eles de novo, não precisa remover os arquivos de configuração…

1 curtida

Na /home tem que deletar manualmente…

Não tem outra solução… por isso que nunca instalei dois ambientes graficos na mesma pasta do usuário na home…

1 curtida

Realmente…

Eu estava instalando as distros em /home compartilhada e usava sempre o mesmo nome de usuário pra todas a fim de acessar diretamente as mesmas pastas e configurações, porém eu percebi que isso dava alguns bugs em personalizações no GTK ou Qt qdo eu logava numa distro compatível.

Descobri uma boa saída, fica a dica pra galera:
Concluí que o melhor seria criar um usuário diferente para cada distro ao instala-las e favoritar a pasta do usuário da distro principal nas outras… daí teriam o acesso direito aos arquivos compartilháveis. Unica desavantagem é que perderá a sincronização de configurações de apps instalados em comum… porém, evitaria bugs… acho que o custo benefício vale mto a pena.

1 curtida