Bom, sempre gostei do Linux e do jeito que ele funciona e cheguei a usar ele por um tempo num notebook que eu tinha, mas parei assim que tentei rodar alguns jogos pelo Wine/Proton. Agora montei um pc melhor, com um Ryzen 3 2200g e futuramente uma RX 580 e já testei o Linux em dual boot, mas algumas coisas me deixam com um pé atrás de instalar o Arch de forma definitiva, e gostaria que vcs me ajudassem nessas questões:
1° - Overclock: Uma coisa que tenho adorado nos Ryzen é o programa Ryzen Master, que permite fazer overclock via software. No meu caso é uma ferramenta muito útil, pois não consigo fazer oc pela BIOS da minha B350GTX da Biostar, acho ela confusa demais. Sendo assim, há algum software semelhante, que seja capaz de fazer oc na CPU e GPU no Linux?
2° - Placa de Som: Em ambos os SOs o som funciona normalmente… até eu conectar um fone de ouvido. No Windows, ele abre o programa da Realtek perguntando se eu quero alterar o dispositivo de saída para o fone de ouvido, enquanto que no Linux o som simplesmente não sai pelo fone, só pelas caixas de som. Parece ser algo relacionado a drivers, mas mesmo com o libaudio e pavucontrol instalados, o problema persiste.
3° - “Jogos non-steam”: Sabemos que o Proton deixa os jogos na Steam num nível a se comparar com o desempenho no Windows, mas e os “jogos não-steam”? se é que me entendem. Eles podem ser baixados via torrent e serem instalados e executados via Wine/DxVk como um programa normal ou geralmente isso não dá certo?
4° - Microsoft Store: Possuo um Xbox com a assinatura do Game Pass Ultimate, mas acho que não tem como acessar esses jogos que estão no XGP do pc pelo Linux, tem?
5° - Jogos de outros launchers: É certo que, praticamente, todos os jogos do Steam são jogáveis no Linux, ainda mais com uma GPU AMD. Mas e os outros launchers, eles funcionam tão bem assim também? Tenho jogos não só na Steam mas também na Origin, Uplay, Battle.net, Epic e GOG, mas não cheguei a testar nenhum deles, todos funcionam perfeitamente como a Steam?