Primeiramente gostaria de agradecer ao blog Diolinux e todos os membros que participam deste fórum por ajudar as pessoas trazendo dicas e novidades e auxiliar através dessa plataforma que tem um ambiente saudável e respeitoso. Obrigado!
Tenho um computador DATEN que veio de fábrica com uma versão do Linux bem desatualizada. Decidi instalar o Windows 10 e fiquei durante alguns meses usando, mas surgiu um problema e foi trocado a fonte de energia (externa) e a placa mãe ainda na garantia.
Após isso não consegui usar mais o W10 porque durante a instalação descobri que ele baixava o driver gráfico e o computador simplesmente desligava sozinho. Baixei os drivers da fabricante porém o problema persistiu, decidi instalar o W8.1 e consegui bloquear e ocultar a instalação do driver gráfico no Windows Update, daí o computador funcionava normalmente com o Adaptador de Vídeo Básico da Microsoft conforme informava no Gerenciador de Dispositivos.
No mês passado as atualizações de segurança do W8.1 foram encerradas e o navegador Microsoft Edge atualizou e ficou aparecendo uma mensagem de que para continuar recebendo atualizações seria necessário atualizar uma versão mais recente do Windows. Fiquei preocupado de que algum site no futuro poderia parar de funcionar e exigir um sistema mais recente e escolhi usar o Zorin OS 16.
Tentei fazer Dual Boot porém apenas ficava iniciando o sistema Windows e o Zorin não iniciava. Daí fiz uma instalação limpa somente do Zorin e estou usando ele desde então (os drivers funcionam todos bem).
Estou confuso e triste porque não consigo tomar uma decisão correta. O Zorin é muito bom e recebe atualizações frequentemente, porém estou sentindo falta de alguns recursos da minha impressora que tinha somente no Windows e de programas para gravar CD e DVD (encontrei no Linux o Brasero, Xfburn e K3b). Não estou desmerecendo esses programas, porém fiquei pesquisando e encontrei outros programas com uma interface mais fácil e agradável de usar que tem versões apenas para o Windows.
Vim aqui pedir a opinião de vocês sobre esse dilema. Se vocês estivessem nessa situação, o que fariam? Usar somente o Zorin OS ou somente o Windows 8.1? Fazer um Dual Boot para ter o melhor dos dois sistemas?
Estou à disposição para dar mais informações se precisar, ficarei aguardando o retorno de vocês. Muito obrigado e bom feriado a todos.
Mais qual a configuração do computador completa? Esse Video básico significa que nenhum driver de vídeo está instalado, você pode ter problemas ao reproduzir vídeos e alguns efeitos da área de trabalho dentro outros.
Para conseguir usar Dual boot sem muitos problemas uma solução seria desabilitar o modo de Boot Seguro UEFI para Modo legacy na BIOS.
Curiosamente me encontrei nesta mesma situação um ano atrás e, o que posso dizer é, tira um tempo e tenta descobrir que distro ou DE te agrada. Eu me forcei a usar o zorin pela base debian e por ter uma cara mais windows e acabei me frustrando, mas quando fui pro fedora tudo funcionou legal
Obrigado por trazer a sua opinião @pedro_Bezerra . Já experimentei o Kubuntu e o BigLinux achei bacana, mas o desempenho do BigLinux me frustrou nesse hardware. Por último usei por necessidade o W8.1 porque o W10 baixava um driver automático que causava problemas. Daí
baixei e percebi que o Zorin baixou os drivers corretamente, acredito que também o driver de vídeo integrado (eu não tenho placa de vídeo). Os programas que eu uso no Windows infelizmente não rodaram no Wine corretamente, fora isso o Zorin me atende muito bem.
Agradeço as dicas @tiagoquintino e a informação que trouxe, eu coloquei a informação do comando inxi -Fxz que o @frc_kde me passou, para vocês verem as informações do meu hardware:
Existe aí uma mistura de 3 ou 4 “problemas” diferentes.
Quando comecei a tentar Linux (Kurumin, 2007), não havia driver 100% funcional para meu scanner LED. – Para usá-lo, eu tinha de sair do Kurumin e voltar para o Windows (XP, na época). – Pouco tempo depois, comprei outro scanner LED, da mesma marca, quase o mesmo modelo… e funcionou Ok.
Ou será que o problema não é da impressora, mas sim do aplicativo dela (interface), que tem mais opções no Windows?
Talvez o aplicativo (interface) do Zorin tenha menos opções – mas você possa instalar outro aplicativo disponível no Zorin, e que ofereça as opções que você deseja?
Não posso ir além dessa sugestão, pois vendi minha impressora HP LaserJet há 20 anos e nunca mais comprei outra. – Quando preciso, salvo um PDF no pendrive e levo a uma lojinha de impressão.
Usei vários programas no Windows XP para gravar CD / DVD – com mil recursos – mas hoje nem consigo lembrar o nome daqueles programas.
Na verdade, eu tinha o firme propósito de abandonar o Windows para sempre – por isso, abandonei os hábitos que eu tinha, os programas que eu usava nele, as “interfaces” a que eu estava acostumado etc. – Desde então, uso sempre o K3b (porque prefiro ambiente KDE). Já tentei o Brasero (Gnome), mas não insisti muito. Optei por me “especializar” no K3b, para não me confundir tentando usar 2 programas diferentes.
Isso vale para todos os programas. – O mais difícil, foi alterar meus hábitos com o Photoshop, e passar a usar só o Gimp (recursos diferentes, menus diferentes).
No caso dos programas mais “básicos”, cada “ambiente” (DE = Desktop Environment) tem seu conjunto básico (Ger. Arquivos, Ed. Textos simples, Visualizador de imagens, Captura de tela etc.) – e isso é uma coisa que você pode testar em sessões Live (Pendrive ou DVD) com distros que usam Xfce, LXDE, MATE, Cinnamon, Gnome, KDE.
Apenas, evite se apegar demais à “interface” – que são um “hábito adquirido”… no Windows – caso contrário, você nunca poderá viver sem Windows.
Existem várias alternativas ao Wine, e você pode combinar 2 ou mais alternativas, inclusive o próprio Wine. – Eu prefiro simplificar, por isso, foquei só no Wine. – Nunca consegui rodar o Photoshop (por exemplo) nele. Por isso, mudei para o Gimp.
Afora isso, usei o Wine para o mínimo possível – Wordpad, MS Word (ambos para reaproveitar velhos arquivos de 1990-1996), CorelDraw (reaproveitar arquivos DXF AutoCAD), Dreamweaver. Tudo, versões super antigas. Cheguei a rodar o próprio AutoCAD (antigão). – Mas fiz isso como uma etapa provisória, pois meu foco era abandonar definitivamente Windows e seus programas “exclusivos”. Hoje, só raramente uso Wine. Acho que só 1 vez, nos últimos 12 meses. “Passou, como tudo que tem de passar”.
No entanto, minha preparação para abandonar o Windows foi demorada – fiz dualboot de 2007 até 2016. – Só nos 6 meses finais, enfrentei a tarefa com vontade total (o XP não tinha mais suporte!).
Eu tinha muito trabalho urgente (ou achava que tinha), que não podia parar, mas também tinha inércia, preguiça, acomodação etc. – Hoje, eu acho que poderia ter feito essa transição num tempo bem menor.
Mas, veja: – Isso era uma decisão minha. – Só você pode decidir se quer abandonar o Windows ou continuar apegado a ele, aos hábitos, às interfaces etc.
Isso é mais difícil para eu tentar lhe ajudar, por ser muito específico de determinado hardware.
Usei durante 10 anos (2009-2020) um hardware montado com peças lançadas em 2008, vídeo integrado Intel (onboard, iGPU), e também com 4 GB RAM – mas as semelhanças terminam aí. – O seu é bem mais novo, mas as especificações da iGPU são bem diferentes.
Eu ainda usei o Windows XP depois que ficou sem suporte, por mais de 1 ano – tendo muito cuidado, pois o antivírus “gratuito para sempre” também parou de receber atualizações. – Continuou “gratuito porém imprestável”.
Como disse, fiz dualboot durante 9 anos. – E enquanto me senti “preso” às coisas do Windows, pouco avancei no Linux.
Mas, durante todo esse tempo, tive sempre 2 distros Linux – uma principal (Kubuntu) – e outra “para experimentar” (Mint ou Debian).
Depois que deletei o Windows, passei a ter 4 distros – Kubuntu, Debian, Mint, e KDE Neon. – Demorei vários anos, até me sentir confortável com o Debian (foi o mais demorado, para mim: uns 10 anos).
Depois, ganhei um SSD externo 1 TB, comprei outro HDD 1 TB, e passei a ter até 12 distros em dualboot. – Isso me garante ter “pelo menos 1 distro 100% funcional”, se acontecerem 11 desastres ao mesmo tempo (rs).
Portanto, não tenho nada contra dualboot. – Só não pretendo usar Windows, nunca mais. – Mal consigo lembrar os programas que eu usei nele, nem como eram suas interfaces.
Fiz muitos testes “Live Pendrive” e “Live DVD”, com um monte de distros, e vários DEs. – A certa altura, rodei sessões Live de 3 dias (sem desligar, claro), tentando desempenhar todas as minhas tarefas do dia-a-dia.
A memória RAM de apenas 4 GB torna o teste mais difícil. – É melhor começar por distros com Xfce, para ter mais folga.
Agora, prefiro instalar até 12 distros em dualboot, para explorar e aprender com calma. – Mas com apenas 480 MB de disco, não vale a pena instalar mais do que 2 sistemas operacionais. – Reserve uma partição avulsa, para guardar seus arquivos fora dos SOs, para não perder nada quando resolver deletar um dos SOs.
Estas são as que acho mais interessantes, no momento – por cobrirem os “ramos” mais diferentes da “árvore de distros Linux”:
openSUSE
Arch
Debian
Fedora
Neon
PCLinuxOS
Mageia
Slackware
Void
Manjaro
Redcore
MX
Tendo em vista o seu hardware, eu recomendaria você fazer um teste Live Pendrive com o MX Linux – que é um “Debian amigável”.
Eu uso também um programa chamado “Clipgrab” para baixar vídeos, no Windows ele funciona sem nenhum problema. No Zorin, apenas baixava o áudio e a imagem não aparecia. Para contornar esse problema usei o programa 4K Video Downloader no Linux , porém na última atualização (em fevereiro) aconteceu de determinados vídeos não baixarem na qualidade 360p e apresentarem erro quando eu reproduzia na TV de casa.
O software com os drivers da minha impressora HP, ela tem uns 10 anos aproximadamente, uma opção que acho bacana é a exibição do nível de tinta do cartucho. Ela tem um botão de digitalizar que é possível acionar automaticamente e já salva automaticamente numa pasta, quando estou usando o Zorin o botão que ela tem fica sem utilidade porque ele não suporta essa função. (Somente se eu solicitar a digitalização através de um programa).
Existe muita variedade de programas no Linux alternativos, que em alguns casos requer investimento de tempo para encontrar qual é e compreender a sua utilização. Eu vejo pontos positivos e negativos em cada sistema operacional, por isso é muito importante que cada um escolha aquele melhor que atenda às suas próprias necessidades.
Se meu computador suportasse estaria usando somente o Windows 10 agora. Mas como não funciona, decidi então fazer o Dual Boot do Zorin OS e do Windows 8.1. (Tentei usar alguns programas no Linux para fazer pendrive bootável do Windows mas infelizmente não deu certo). Usei um dispositivo Windows e fiz através do programa Rufus.
O método que usei para o Dual Boot e pode ajudar as outras pessoas foi o seguinte:
Gravar em MBR o sistema no pendrive;
Usar o modo Legacy (Legado) da placa mãe;
Desabilitar o boot seguro (secure boot ou inicialização segura).
Esse método funcionou para mim. Estou atualmente usando o Zorin para navegar na internet com os navegadores atualizados e o Windows 8.1 para quando precisar usar algum programa que para funcionar exige o hardware nativo (como um programa gravador de DVD).
Desculpa a demora em retornar aqui. Obrigado pela atenção das pessoas que acompanharam esse tópico, provavelmente tudo o que foi conversado servirá de dicas e conselhos para outras que irão ler no futuro.