É o melhor a fazer aposentar o HDD. E realmente o HDD por ter partes mecânicas, quaisquer vibrações detona a vida útil dele. Impressoras não podem dividir a mesma mesa, espaço, junto com um computador com HDD. Teclado e Mouse, espaço que nós trabalhamos também não é bom o gabinete do computador dividir este espaço. O detalhe que você citou:
Por issso onde o HDD estiver, tem de ser um local que ele vá receber o menor número de vibrações possível.
Os SSDs são mais resistentes a vibrações mas não são inquebráveis, pancadas podem quebrar um SDD pois ele é uma placa com componentes eletrõnicos dentro. Então também é bom ter uma certa atenção e não baixar a guarda só por ser SSD.
Resposta com uma experiência minha
Sobre oque fazer caso o disco estivesse saudável. Vo te contar um detalhe, antes de eu perder o emprego, eu tinha “uma nave gamer” em meu quarto Apresente o seu setup - #115 by RuKsu… Eu tinha 8TB de dados armazenados off line. Depois que perdi o emprego, fiz e faço pesquisas, estudos, cursos de educação financeira, estudos de culturas melhores que a nossa, Japão, USA e Canada (quando fazemos comparações, comparamos com os melhores para aprendermos mais e não com os piores como muita gente faz, oque iremos aprender com os piores?), além de continuar estudando tecnologia e Idiomas Inglês e Japonês. Aprendi depois do desemprego que investi “erroneamente” num espaço que eu não tinha condições de manter mesmo tendo emprego. Mas como assim? Eu deixei de lado o meu Patrimônio, investindo em diversão. Hoje, 2 anos desempregado, aprendi que 1st investimos no nosso patrimônio, só depois investimos em nossa diversão, dai sim teremos condições de manter oque gostamos. Com excessão do COVID, crises nada mais são que o dinheiro trocando de mãos, ele não se perde, não se queima ou desaparece o dinheiro. O COVID é um caso isolado onde os valores naturais e primários que o Planeta gera(ele nunca para de gerar valores) estão acumulando, ou seja, quando o efeito COVID passar, o Planeta vai estar saturado de valores primários para gerenciar, “Crise ao contrário” doque conhecemos. Parece que o desemprego foi algo ruim, mas hoje vejo que não, pois se eu estivesse empregado, estaria jogando, correndo atrás do Exabyte e continuando a destruir meu Patrimônio. É muito complexo a matéria Educação Financeira, teria de ser matéria escolar desde o primário em todas as escolas.
Após esta resposta detalhada, hoje eu não tenho nada que não é meu e eu tento usar só oque permitem eu usar, por exemplo, Perfume (Banda futurística Japonesa) minhas favoritas, elas permitem que eu escute as músicas delas no canal oficial delas no Youtube. Então eu não preciso mais que um SSD de 32GB… Meu estílo de uso hoje depois de tudo que aprendi e venho aprendendo com o desemprego. Se eu pudesse escolher SSD com espaço ou SSD com velocidade, eu escolheria a velocidade. Me adaptei e hoje eu faço tudo que eu quero com apenas o espaço que meu Arch ocupa no meu SSD overkill de 120GB. Meus dados ficam nos clouds.
Mas eu não sou de ficar preso em paradigmas, eu sempre mudo meu jeito de viver, este formato é dada as condições que tenho hoje. Sou muito resiliente. Eu ainda tenho muito a aprender e fico feliz quando as pessoas me corrigem, direto e indiretamente, por isso amei este Fórum do Diolinux, Educação de qualidade aqui. ![]()
Fico feliz em ajudar e aprender com todos aqui, muito obrigado.
Dá uma olhada nesta matéria caso não tenha visto fala sobre evolução por competição:
Está na moda compartilhar tecnologia aberta
![]()