Dúvida sobre serviços de cloud storage com criptografia

Existem diversos serviços de cloud storage com criptografia p2p zero-knowledge que oferecem aproximadamente 10gb free por usuário. Exemplo: FIlen, Inernxt, Skiff, Mega*, Proton Cloud**, etc. Porém, não consigo entender o modelo de negócio dessas empresas. Se eu usar apenas os 10gb gratuitos, o que elas ganham com isso, considerando em teoria não haver a possibilidade de elas ganharem com meus dados? Elas são uma alternativa segura ao Google Drive? Quais recomendam?
Gostei bastante do Filen, pois funciona muito bem no Linux.

*O Mega oferece 20gb, mas não confio nele.
**O Proton Cloud oferece apenas 1gb.

Olá @patrickg, tudo bem contigo?

O primeiro passo é ler os termos de uso, contrato, regulamentações e qualquer outro documento oficial que os serviços disponibilizam. Esses documentos costumam ser meio nebulosos, mas com um pouco de persistência dá para encontrar muitas informações úteis neles.

Como neste exemplo, onde lendo a documentação do Opera foi possível encontrar várias informações sobre como de fato funciona a privacidade da ferramenta.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Esse vídeo é excelente Eddie, muito obrigado. Até o assisti novamente porque serve de inspiração para nós mesmos buscarmos entender as políticas dos serviços que utilizamos, sem precisar depender de opiniões alheias e assim gerando uma maior autonomia e autorresponsabilidade.

A questão é que muitas vezes é massante ler as extensas políticas de privacidade - se não entendemos o mínimo sobre o assunto. Sabendo o que buscar e quais dados são relevantes essa investigação se torna leve e instigante, como o Dio nos ensina com o vídeo.

Li a política de privacidade da Filen, que é o serviço que eu mais gostei até agora, deu para ver que eles são bem diretos e que de fato qualquer arquivo upado para a plataforma já chega no banco de dados criptografado. Além disso, a empresa e todos seus servidores ficam na Alemanha.

O que me chamou a atenção foi um aviso de que pode ser que haja falhas e perda de dados por conta disso, e aparentemente eles aclaram que não se responsabilizam caso ocorra, sem deixar claro se isso serve apenas para o plano gratuito ou para o plano pago também.
Vou verificar se isso é comum em outros serviços de cloud storage, pois em teoria a única função do serviço é armazenar os dados com segurança e não faz sentido haver um aviso indicando que a função central dele pode não ser cumpida.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.