Dúvida sobre pastas, dolphin, Lixeira, root e usuarios comuns

Então galera como o linux pega muito do conceito do UNIX de tudo ser arquivos e pastas eu pensei “hmm aonde será que fica a pasta da lixeira que contem os arquivos que estão na lixeira?” pensando nisso eu abri meu dolphin eu fiz duas coisas, cliquei em configurar lixeira e tambem cliquei nas propriedades de um arquivo na lixeira e então vem minhas dúvidas.

1-Porque a localização que aparece nas propriedades desses arquivos aponta para / (trash) ? não tem um diretório em / e nem mesmo em Home isso por acaso é um caminho relativo não absoluto? DOLPHIN ESTA ME ENGANANDO? kkkk

2- Porque na configuração da lixeira eu tenho duas pastas a / e a /run/media/“meu user”/hddois, isso são os caminhos “genéricos” dos arquivos que estão na lixeira?

eu tambem resolvi abri meu terminal executa um su entrar como root e executar o dolphin e então quando eu abri a lixeira desse dolphin sendo executado como root, vi que não tinha nenhum arquivo e então vem minhas proximas dúvidas

3- Existe uma lixeira especial só para o root? e não só isso mas existe uma lixeira para cada usuario?

4- E onde estão essas lixeiras onde esta a lixeira do root? a lixeira do meu user a lixeira de outro usuario? existe uma maneira facil de acessar todas elas e conseguir gerenciar tudo isso?

@Miguel_Lopes

Boa Tarde. Cara, eu to aprendendo Linux, e estou me apaixonando com essa tecnologia. Recentemente instalei o Zorin OS nos computadores da minha casa.

No Zorin, quando abre o explorador de arquivos (Nemo ou Nautilus ) " To tentando entender ainda qual que é kkkkk " - Ele mostra a pasta Lixeira - Mas você utiliza Dolphin, não vi esse “Ainda”

Mas pelo o que eu entendi até agora, geralmente ele fica nas pastas ocultas, em /home/user/.local/share/trash - Bom no Zorin ele não tem a pasta “Trash” ou fica em outro lugar kkk

Talvez seja isso? :thinking:

Ah, eu sai do Windows faz uns 4 dias kkkkk… se eu mencionei algo errado, me desculpe.

1 curtida

Nunca usei o zorin então não sei sobre ele kkkk e sim realmente tem uma pasta Trash no meu share mas ainda eu to pensando aonde fica a pasta lixeira do root se é que tem e porque o dolphin não mostra um caminho correto

1 curtida

Root no caso é o “Administrador” do sistema né? Bom, Dolphin é do KDE, também nunca vi ainda kkkk – Você usa Arch Linux? Enfim… eu no momento sou um total noob em linux kkkk

O Zorin usa o Nautilus.

Basta você clicar em “Pasta pessoal” e ir em “.local > share > Trash”.
A pasta vai estar lá.

1 curtida

Há uma lixeira para cada usuário, localizada em:
/home/nome_do_usuario/.local/share/Trash/

A pasta é oculta, então você precisa configurar para o Dolphin exibir pastas/arquivos ocultos.

O root, geralmente, não tem lixeira. Se tiver, estará em:
/root/.local/share/Trash

O caminho da lixeira é o mesmo, trocando apenas o nome do usuário.

Você tem muitos usuários no computador?
Se não tem, não há com o que se preocupar.

sim e não, eu ja usei o arch mas não curti muito e ele tambem tinha problemas em reconhecer meu alto falante então agora estou de manjaro que é baseado em arch

1 curtida

Ao menos no Nautilus, quando você clica nas propriedades de um arquivo que está na lixeira, ele mostra o caminho de origem do arquivo.

Se você abrir esta pasta, localizada em “/run/media/“meu user”/hddois”, e os arquivos forem o mesmo dos da sua lixeira, você tem a resposta.

Como não uso o dolphin, não consigo verificar seus detalhes.

Os arquivos deletados da partição onde fica sua home ficam em ~/.local/share/Trash.

Acontece que tem toda uma complexidade (se souber inglês, esse documento responde todas as suas dúvidas e mais um pouco) para o recurso Lixeira funcionar conforme os usuários “normais” esperam (guardar as localizações originais do arquivo para restaurar depois, um arquivo de nome X que você deletou numa pasta não sobrescrever ao arquivo de nome X que você deletou em outra, etc.).

Para esconder tudo isso do usuário, a pasta “Lixeira” como você conhece é simplesmente uma ilusão gerada pelo Dolphin (na verdade, a biblioteca de arquivos do KDE, a KIO) com base nos dados dessa pasta. Resumo: sim, o Dolphin está te enganando.

OBS: Não se empolgue com o conhecimento da localização real da pasta Lixeira, pois sair deletando as coisas de lá diretamente em vez de “ficar na Matrix” pode causar bugs no recurso.

Cada partição/dispositivo tem uma lixeira própria porque ia custar muito tempo mover os arquivos de uma partição para a outra para mover para a lixeira/restaurar.

Sim para ambas as perguntas. Elas em ficam em $HOME/.local/share/Trash (onde $HOME é pasta “home” do usuário; /root para o root, e /home/godofredo para um usuário normal com o nome godofredo).

Para partições “de todos”, ficam no /caminho/do/dispositivo/.Trash (no caso, /run/media/godofredo/sda2/.Trash).

5 curtidas

Uma coisa que pode facilitar pra citar um diretório que funcione pra qualquer usuário é usar o $USER (ele substitui o nome de usuário).

/home/$USER/.local/share/Trash/

Isso funciona inclusive pra comandos de terminal no geral, então se quiser compartilhar um comando que dependa de um diretório dentro do usuário, $USER é o nome universal para qualquer usuário.

3 curtidas

Vamos ver se eu entendi e tiro as suas dúvidas.

1. A localização apontada como “/ (trash)” nas propriedades dos arquivos na lixeira é uma convenção usada pelo sistema para indicar que esses arquivos estão na lixeira, mas não necessariamente em um diretório específico. É uma espécie de caminho virtual que o sistema usa para referenciar os arquivos na lixeira.

2. Na configuração da lixeira, você pode ter duas pastas listadas porque o sistema permite que você especifique diferentes locais para armazenar os arquivos deletados. “/run/media/seu_usuario/hddois” parece ser um diretório específico em seu disco rígido onde os arquivos deletados são armazenados.

3. Não há uma lixeira especial para o root. No entanto, cada usuário no sistema tem sua própria lixeira, que armazena os arquivos deletados por esse usuário. Portanto, se você estiver logado como root, verá apenas os arquivos deletados por esse usuário.

4. As lixeiras de cada usuário estão localizadas em seus respectivos diretórios home, geralmente em ~/.local/share/Trash. Para acessar as lixeiras de diferentes usuários, você precisa ter permissão de leitura nos diretórios home desses usuários. Você pode usar comandos como ls ou cd no terminal para navegar até esses diretórios. Para gerenciar as lixeiras, você pode usar o gerenciador de arquivos ou ferramentas específicas de linha de comando, como trash-cli.

1 curtida

Essa pequena frase resume bem a questão:

Um “arquivo.txt” – que consideramos estar numa “/pasta/subpasta/etc” – na verdade está misturado com todos os outros arquivos, e seu nome “verdadeiro” é:

"/pasta/subpasta/etc/arquivo.txt"

Se você mover “arquivo.txt” para uma “/outra/pasta/logo/ali”, na verdade você apenas mudou seu nome para:

"/outra/pasta/logo/ali/arquivo.txt"

Por isso, é tão rápido “mover” milhares de arquivos de uma pasta para outra: – Você apenas alterou seus nomes. – Eles continuam no mesmo lugar.

Mover para outro disco, ou para outro local da rede – aí, sim, o arquivo é “transportado”, de verdade, com todo seu conteúdo sendo deslocado de um lugar para outro. – Isso exige tempo, consome recursos etc.

Daí, a explicação resumida naquela pequena frase, pelo @Capezotte – e que o link explica de modo um pouco mais detalhado:

esta solução leva a uma cópia dispendiosa de arquivos (entre partições, pela rede, de um dispositivo removível, etc.). Um atraso em vez de uma rápida operação de “exclusão” pode ser desagradável para os usuários.

Por isso, a Lixeira é apenas uma “metáfora” – onde você “encontra” tudo que apagou – embora, na verdade, cada arquivo continue no mesmo “lugar físico” de antes (discos diferentes, lugares da rede).

Note que, no Dolphin, a tecla “DEL” apenas “Move para a Lixeira”. – Existe uma outra opção, Shift-DEL, que vem desabilitada, por padrão: – Uso isso quando vou deletar arquivos grandes demais (filmes completos, imagens ISO), que não caberiam no tamanho máximo configurado para a Lixeira:

Naturalmente, essa opção vem com um “aviso de caca”, para a gente clicar sem ler com atenção: :scream:

Quanto ao mais… Encontrei pelo menos 2 pastas:

• /.Trash-1000
  • ~/.local/share/Trash

… ambas, com 2 pastas vazias, chamadas “files” e “info”:

Isso, apesar de ter (pelo menos) 14 arquivos apagados desde ontem pela manhã:

Não encontrei nenhuma pasta “Trash” na pasta “/root” – que é a “casa” (/home) do administrador “root”:

Minha Lixeira (no Arch), parece que inclui apenas algumas das muitas partições que tenho:

Quando entro em outra distro, às vezes encontro arquivos apagados há muito tempo. – É outra Lixeira, que incluiu outras partições. – Nunca me aprofundei nesse assunto porque, com 12 distros, caçar muitos detalhes exige um tempo 12 vezes maior. :grimacing:

3 curtidas

Boa, essa. :+1:

1 curtida

Na verdade, a situação aqui é que cada sistema de arquivos (ou, simplificando, “partição”) tem uma lixeira independente.

Fora isso, acredito que o comentário está 100% correto.

1 curtida

Muito top! vou ler o documento embora eu não saiba muito de ingles começei a aprender a pouco tempo ja da pra ler um pouco e exercita.

Valeu ai pela resposta bem completa!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.