Dúvida sobre partição EFI e sua necessidade

Prezados amigos, assisti recentemente um vídeo do Diolinux em que ele separava uma partição do SSD para instalar o EFI. Eu nunca fiz isso e procurando na internet e aqui no fórum, aprendi que ele é um substituo da BIOS, mas ainda não entendi seu funcionamento e principalmente sua necessidade…

Estou usando um notebook antigo (Dell Latiutude e6400) onde estou usando um SSD pro SO (Ubuntu Mate mais recente) e com um HDD externo para os arquivos. Vou formatar essa semana o sistema para colocar a pasta /home nesse HDD e preservar o SSD. Nessa nova instalação, tenho necessidade de particionar esse SSD para ter um EFI e isso me renderia algum benefício?

Obrigado desde já e se cuidem nessa pandemia!

Cara, a partição EFI só é criada se seu computador suportar e estiver configurado para ela. Se já usas sem ela há tempos e funciona, não faz diferença nenhuma.

2 curtidas

Então na hora da formatação, se aparecer a opção de criar EFI eu saberei que o computador suporta?

Não é assim que funciona. Se sua placa foi projetada para UEFI, você tem de criar ela manualmente, caso contrário não dá boot. Se dá boot sem ela, pode esquecer que ela existe.

Meu pc é iniciado em modo UEFI, quando vou instalar o Arch, por exemplo, eu crio uma partição de 260M pra ele e crio uma pasta chamada “efi” no /mnt e monto lá, é bem tranquilo pra mim.

Basicamente o benefício de usar o boot em modo UEFI é

  1. Facilidade de particionamento do disco, podendo uma centenas de partições
  2. Facilidade para instalar vários sistemas operacionais ao mesmo tempo e gerenciar o boot entre eles.

Eu tenho um e6410 e a implementação UEFI ainda não estava 100%. Por exemplo ele não tem suporte ao secure boot, e os gráficos em framebuffer efi são terrivelmente lentos (tanto que o grub mesmo em modo uefi está em modo texto para eu conseguir usar, pois no modo gráfico a atualização da tela é 1 FPS).

Como vc parece ter somente um sistema operacional e um computador já idoso, o BIOS é mais fácil. Mas se estiver pensando em criar várias partições e instalar três ou mais sistemas operacionais, daí vale a pena embarcar no UEFI.

Já uma dica extra pro seu computador é comprar uma placa de expansão pcmcia com USB3.0. Custa baratinho nno aliexpress e dá uma boa agilizada no hd externo. (lembre-se que essa placa tem pouca capacidade de corrente, então tem que usar com alimentação de outra porta USB pra conseguir rodar os hdd externos.)

1 curtida