Dúvida sobre parâmetro do IOMMU

O que o parâmetro IOMMU=rt faz exatamente? (quando adicionado ao grub)

O que seria esse “rt”?

The kernel’s command-line parameters — The Linux Kernel documentation (verifique a versão do kernel - outras versões Index of /doc/html/ )

Na documentação acima (versão 6.0) não há o valor rt para o iommu.

https://wiki.archlinux.org/title/PCI_passthrough_via_OVMF

Putz, errei!

me confundi com iommu=pt.


Enfim, na wiki do arch está escrito:

You should also append the iommu=pt parameter. This will prevent Linux from touching devices which cannot be passed through.

Mas o que isso significa exatamente?

Não será permitido o passthrough de dispositivos do host que não possam ser usados exclusivamente para a virtualização do guest. Sua placa de vídeo em uso pelo sistema, por exemplo. Se quiser passar uma GPU via passthrough, ela não poderá estar em uso pelo sistema host. Por outro lado, alguns núcleos da CPU poderão ser redirecionados para o guest, pois o funcionamento do sistema do host não será prejudicado. Não sou especialista, mas entendi isso quando pesquisei para usar no meu notebook.
Dado importante: notebooks com placa dedicada e sem multiplexador (MUXless - são 3D Controller - observe a imagem abaixo) não permitem passthrough, pois a imagem da placa dedicada passa pela iGPU para ser enviada para a tela. Notebooks com multiplexador (MUXed) já permitem passthrough da placa dedicada, pois a imagem não depende da iGPU para aparecer na tela, permitindo um controle independente da placa dedicada.

1 curtida