Dúvida sobre o proxmox

Boa Tarde

Pessoal tenho uma e peço perdão se ela for muito básica mas assiste a um vídeo do canal diolinux Proxmox.

E achei fantástico a idéia da virtualização, inclusive para fazer alguns testes pessoais utilizo muito o virtualbox, porem assistindo ao vídeo e pesquisando um pouco ainda fiquei com uma pequena dúvida e decidi instalar o sistema para sanar a mesma após a instalação eu vi que abriu para mim o terminal e em todos os tutoriais que vi precisei de um segundo computador para acessar o servidor do proxmox.

Então fiquei com a seguinte dúvida:
É possível usar o próprio servidor do proxmox para gerenciar as máquinas virtuais e também operar as máquinas virtuais? Operar quero dizer me conectar a elas e usar na tela do próprio servidor?

Estou perguntando pq minha idéia seria instalar uma máquina virtual em meu notebook por intermédio do proxmox rodando um macos montando assim um hackintosh que seria meu ambiente de trabalho visto que preciso para desenvolvimento de aplicativos ios e vi em outros vídeos que é uma possibilidade bem viável e algumas tendo um bom desempenho e um pop_os para jogos e outras atividades visto que não tenho me adaptado bem com o macos, mas esse cenário se tornaria inviável se eu precisasse ter dois computadores para montar isso.

Nota importante já tenho um hackintosh montado nesse notebook mas queria ter um pouquinho mais de liberdade rs e infelizmente não tenho me adaptado bem a o sistema da apple e olha que estou operando ele a mais de um ano mas não curti muito o sistema. Tenho um dual boot com o pop_os mas ficar saindo de um sistema e entrando em outro tem horas que é um pouco chato.

1 curtida

Olá @ederluca2013 tudo bem contigo?

O Proxmox assim como outros projetos similares é pensado para uma estrutura de “cliente/servidor”, possivelmente deve ser possível usar alguma técnica não oficial para utilizar uma interface gráfica, mas isso está muito longe de ser recomendado.

O objetivo desse projeto é ter um servidor dedicado para virtualização de máquinas que serão acessadas remotamente, no cenário que você está sugerindo, o Virtualbox/QEmu/Boxes é que são as ferramentas mais adequadas.

:vulcan_salute:

1 curtida

@ederluca2013 O Proxmox é baseado no Debian, então é possível modificá-lo de diversas maneiras, mas assim como o @eddiecsilva disse isso não é recomendado.

Se o que precisa fazer for apenas gerenciar as VMs e Containers tem um app oficial de Android para isso, caso queira mexer na VM via console tem outro não oficial que é possível ver o console, também é possível instalar um app cliente VNC no Android e acessar também, como todo mundo tem smartphone são outras opções.

No meu canal do YouTube tenho alguns vídeos sobre PROXMOX, caso queira dar uma conferida segue o link.

1 curtida