Dúvida sobre o Fedora Silverblue (toolBox e rpm-ostree)

Olá pessoal!!!
Uma dúvida quando preciso instalar um programa qualquer no formato RPM que seja um novo navegador por exemplo a instalação seria recomendada para o toolbox ou rpm-ostree, qual seria a questão de usar um ou outro? A toolbox aceita programas com interface como um navegador? Cria os atalhos no menu corretamente?

1 Curtida

Seguindo o paradigma do Silverblue, rpm-ostree é a última alternativa.

Uma instância do toolbox é um sistema independente do seu (Fedora) que compartilha a pasta de usuário com a de seu sistema principal. Portanto, sim, você pode instalar tranquilamente programas com interface gráfica no toolbox, rodar jogos ou até mesmo usar para testar novas versões do GNOME, por exemplo. Costumo utilizar para instalar algumas ferramentas de desenvolvimento que não quero no meu sistema principal, como gerenciador de banco, alguns editores específicos etc.

Entretanto, lembre-se que uma instância do toolbox roda inicialmente um sistema enxuto, então pode ocorrer de você instalar o VSCode, por exemplo, ir executar e o programa não abrir por falta de alguma dependência ou coisa do tipo. As mensagens de erro indicam o que falta, então é só copiar o nome do pacote que falta e instalar ele dentro do toolbox com o padrão sudo dnf in <pacote>.

Automaticamente não, mas você pode fazer isso manualmente e eu acredito que exista scripts para fazer isso por você.

Então a ordem seria flatpak - toolbox - rpm-ostree (generalizando e não criando uma regra).

Por exemplo para instalar um vivaldi da vida que não tem appimage (oficial) nem flatpak o ideal seria usar o toolbox… E como sendo um navegador teria que inicializar a toolbox toda inicialização ou algo assim? E funcionaria também nesse caso o auto update do programa?

Exato.

Exato. Entretanto, você pode criar um lançador do aplicativo para você não precisar ficar fazendo isso manualmente. Talvez @fastos2016 saiba como fazer.

Legal acabei fazendo o seguinte:
Instalei o vivaldi nesse caso:

  • Baixei o rpm pelo site
  • Criei um toolbox: toolbox create --container programas
  • Depois toolbox enter programas
  • Instalei o vivaldi.rpm com o dnf
  • Criei um .desktop em na pasta /var/home/user/.local/share/applications/vivaldi.desktop
  • Na parte do exec coloquei: Exec=toolbox run -c programas vivaldi

Acredito que seja por aí

1 Curtida

Se estiver com mais de um programa nessa toolbox e usando o mesmo comando:
toolbox run -c programas “qualqueroutroprograma”
Isso faria que carregasse toda a toolbox em duplicidade?