Dúvida sobre o comando dpkg e dependências

Olá pessoal, boa tarde.

Por favor, agradeço aos colegas mais experientes por sanar minha dúvida. Comecei o interesse por shell script para automatização de tarefas, no momento apenas leitura para me aprofundar melhor sobre o assunto e eis que me surgiu uma dúvida.

Ao utilizar instalação de pacotes por dpkg -i <pacote.deb>, podemos nos deparar em algum caso onde falte a dependência e a instalação não ocorra. Podemos instalar as dependências manualmente depois, mas e se quisermos utilizar uma linha única para isso? Acabei lendo, raciocinando a junção de comandos e cheguei ao seguinte resultado:

dpkg -i <pacote.deb> || apt -f install

Ou seja, o segundo comando só seria executado caso o primeiro apresente erro. Meu raciocínio está correto ou teria uma outra alternativa mais simples?

Desculpem a noobice de iniciante.

1 Curtida

Até onde eu sei, apt install ./pacote.deb. Se você der o caminho completo de um .deb ao apt (nota ./ significa pasta atual), ele instala o pacote e as dependências que ele achar.

2 Curtidas

Entendi, e usando o apt parece ser mesmo mais simples. De qualquer forma, somente para entendimento, meu raciocínio com o comando que citei, estaria correto?

Obrigado por ter respondido.

O seu comando está certo, até onde eu sei (faz tempo que não uso Debian), mas ainda não é tão elegante já que qualquer erro do Dpkg (não só falta de dependência) manda o apt -f install rodar.

1 Curtida