Dúvida sobre mouse sem fio no Linux

Olá galera, estou com uma dúvida sobre o funcionamento de mouse sem fio no Linux nunca usei antes e queria saber se ele funciona de forma plug and play, independente do mouse ou se precisa de algum módulo especifico :thinking:

O mouse que estou querendo comprar é esse

1 Curtida

Oi @Keviny!

Quando eu tinha um mouse Apple Mouse Magic, ele sempre funcionava no Manjaro e no Ubuntu. Só tens de habilitar e manter Bluetooth habilitado, se esse mouse utilizar o Bluetooth. Quanto à utilzação do USB que detecta o wireless do mouse, não necessita de Bluetooth.

2 Curtidas

Valeu é que todos os mouses USB que usei eram com fios e estava com esssa dúvida sobre os mouses sem fio wireless USB.

Recomendo os mouses da Logitech, tenho dois mouses sem fio dessa marca e ambos funcionam perfeitamente. Os modelos que possuo são o M185 e o M170.

4 Curtidas

@anon48453804, curiosamente eles pedem Bluetooth e baterias?

Nenhum deles é Bluetooth, ambos utilizam uma única pilha AA.

2 Curtidas

@anon48453804, quanto tempo levará para desgastar a pilha inteira?

1 ano segundo a Logitech.

Meu M185 tem uns 3 anos, mas eu não utilizo muito, nunca troquei a pilha. O M170 é novo, então não sei dizer quanto tempo a bateria dura.

1 Curtida

Tbm tenho M170. Eu uso computador mais de 8 horas por dia (e ele do lado); e aguenta mais ou menos 1 ano, realmente.

Infelimente, o scroll deu defeito; mas a Logitech já trocou. Como é um produto de entrada, não podemos exigir muita qualidade, infelizmente.

1 Curtida

Que interessante! É necessário trocar de pilha?

1 Curtida

Sim, utiliza pilhas comuns, descartáveis.

Estou com um mouse sem fio daqueles que a gente compra em qualquer papelaria e loja de informática, marca Multilaser. Como era de se esperar, funcionou direito no Win10. Só que o RebornOS e o MX Linux não o reconheceram. Mas o Q4OS na edição testing (Gemini) e o RegataOS lidaram bem com o mouse.

MX Linux era versão XFCE com o kernel 4.19 LTS. O RebornOS era versão MATE, kernel 5.10 LTS, o mesmo usado pelo Q4OS Gemini e o Regata, ambos com Plasma como ambiente gráfico. Será que o ambiente gráfico fez diferença?

Todos os mouses sem fio que já usei no Ubuntu funcionaram plug and play. Até porq uma vez que seu Linux reconhecer seu Bluetooth não há porq mouses ou fones sem fio não funcionarem.

2 Curtidas

Funciona normalmente, eu tenho um sem fio de bateria (meu note não tem bluetooth).

1 Curtida

eu usei um desses bem baratos sem fio e reconhecia normal, mas eles tem latência bem alta, me incomodava

1 Curtida

Tenho mouse e teclado Bluetooth da Logitech. Ambos funcionam normalmente. Só tenho problema com o teclado, que como padrão não vem com as teclas de função (F1, F2, …) habilitadas e sim com as multimídia. Isso às vezes incomoda um pouco. As pilhas de ambos duram muito tempo. E mais um detalhe, o adaptador Bluetooth plugado no computador é desses genéricos comprados no Mercadolivre e o Linux reconheceu de primeira.

1 Curtida