Duvida sobre Instalação mínima do Xorg sem archinstall

Fala pessoal belezinha?

Fiz uma VM tentando aprender a instalar o arch sem usar o archinstall. Tive a ideia de criar um snapshot na VM e ir tentando instalar varias GUI a partir dele.
Tenho feito esse exercício pois estou pretendendo prestar a LPIC1 - Sempre quis fazer isso no passado, porém não deu rsrsrs.
Estava tudo indo bem, muitos vídeos tanto do diolinux quanto de outros criadores de conteúdo sendo no youtube ou em blogs e ainda mais agora com um GPT pra sintetizar. Consegui
com as GUI mais digamos… basiconas. o gnome, KDE e xFCE. deu tudo certo. Porem tudo usando Xorg.

Foi ai que quis me aprofundar e tentar instalar um hyprland, utilizando apenas um Xorg basicão inicial, pra deixar o sistema bem enxuto. segui as dicas dessa playlist aqui:

Na playlist, ele na hora de escolher a interface gráfica do sistema, ele não marca nenhuma e só marca o Xorg. ele cita: Quero uma instalação mínima, apenas com Xorg.

Porem como expliquei no inicio do post, quero fazer essa instalação “na mão” e não usar o archinstall como na playlist. Foi ai que eu me deparei com uns obstáculos:

Instalar o Xorg “cru” como foi feito no 1º vídeo usando o script do archinstall, logo pensei. vou lá no GitHub dar uma olhada no script do archinstall:

O script eh em python, tem uns jsons e o que eu esperava q fosse um .sh gigante sabe? Eu pensando que fosse um shellscript gigantesco ai eu só procurava a parte da opção de instalar interfaces gráficas, na opção do Xorg solo e replicava essa parte do script na VM. e ai as dúvidas:

1º Vi que para automatizar tarefas no Linux o shell script não é a única forma de fazer. Estou certo?
Se sim, como eu poderia montar um script desses, com python aproveitando o exemplo do archinstall. ou ate mesmo com C, talvez…

2º Como não encontrei no script do archinstall, como eu poderia fazer essa instalação mínima só com o Xorg sem instalar nenhuma GUI junto?

Mais pro futuro eu pretendo estudar sobre shellscript com tanto pra LPIC quanto pra automatizar a instalação de sistema do meu jeito, sabe? Me tornei apoiador do canal justamente pra usar o conteúdo exclusivo como apoio.

Por gentileza: se você for postar algo sobre procura no chatGPT, por favor não poste. Se você só usasse GPT pra tudo, pra que participar de fórum? ou pra que dar atenção em posts da ala de iniciantes?

Obrigado.

Na Arch Wiki tem explicação pra isso na verdade o xorg está na parte de pós instalação

O que eu fiz de automação foi um script em bash pos instalação, é possível automatizar tudo porém quando vai ficando muito longo e complexo é recomendável usar uma linguagem mais robusta como python.

Aqui tem tudo que vc precisa:

Se vc quer um hyprland enxuto, vc não precisa do xorg-server, o pacman já puxa o xorg-xwayland como dependência e não instala o xortg-serer.