um PC com esta configuração seria suficiente para navegar, usar a suíte Office e fazer outras tarefas “simples” com Windows 11?
i5 2500
SDD 512 GB
8 GB DDR3
Ainda não sei com qual Windows ele “vem” – só vou saber amanhã (e não sei nada sobre Windows desde o XP) – mas presumo que “não existe vida (com Windows) se não puder rodar Windows 11”.
Oficialmente o que irá te barrar é a falta do TPM 2.0 e esse processador ser anterior a kabylake-x/coffe lake. Ademais, se for querer mesmo usar o Windows 11 aí, será necessário criar um pendrive de boot com o Rufus para “by passar” os requisitos do sistema
Então, darei minha opnião como usuário de Windows, mesmo usando distro Linux quase que exclusivamente por 3 anos. Imagino que sim. Vamos usar como exemplo o Windows 7, um SO que muitas pessoas tem carinho e ele só veio mesmo a morrer em 2020, sendo que foi lançado em 2009. Creio que o Windows 10 seguirá um rumo similar, exceto se você depender cegamente do Visual Studio e do SQL Server
Acho que a palavra “suporte” é um pouco forte neste contexto, máquinas com Windows 10 não vão simplesmente parar de funcionar. Mas, não podemos contar com correções de segurança e novos recursos após o fim do suporte oficial do outubro de 2025.
Não posso dizer com certeza, afinal, M$ é uma caixinha de surpresas, mas imagino que sim. Ainda mais que o Windows 10 ainda é bem mais popular que seu sucessor
Entre o Win 10 x Win 11, eu iria de 10, como uso no meu pc, muito mais maduro do que o 11.
Tenho ambas as licenças, meu processador suporta TPM 2.0, e mesmo assim ainda prefiro o 10. Tem algumas mudanças gráficas, principalmente no painel de controle (configurações), mas não vale a pena na minha opinião, só migrarei para o 11 quando terminar o suporte do 10.
Sobre a vida útil do 10, o suporte a atualizações vai até 14/10/2025.
Existe uma versão com suporte estendido do Windows 10, (Windows 10 Enterprise LTSC 2019) que tem suporte até 9/1/2029
Preciso, realmente, de todas as opiniões dos colegas – mesmo que possam não me agradar (rs).
Comecei orçando i5 de 9ª(+) geração, 16 GB RAM, e tudo mais. Me espantei um pouco, pois de 2020 (quando montei meu PC), para cá as coisas foram sacudidas além do normal. Hoje, os orçamentos já começam em R$ 3 mil, e qualquer coisinha acrescenta +800,00. (E nada permite reduzir -800,00, para R$ 2,2 mil).
Comigo, uma coisa dessas poderia ser útil por 10 anos, ou quase isso. – Com meus netos, é possível que seja detonado em menos de 2 ou 3 anos.
Mas não gostei do “diálogo” com as lojas & técnicos de lá. – Respostas que não correspondem ao que eu pergunto… se é que me faço compreender.
Essa diferença de R$ 800,00 é o preço “de ocasião” que a loja pede, para se livrar de um estoque que todos sabemos que já está obsoleto.
Se for útil por 2 anos (ou os 2,5 anos previstos para o fim do suporte ao Windows 10), para coisas simples, como navegar, Office etc., penso que “se paga” plenamente, pelos R$ 800,00 – e nos dá tempo bastante para procurar algo melhor, até 2025.
Minha grande dúvida é se esse i3-2500 já não “nasce morto” – pois o último Windows com que lidei foi o XP, e isso já faz mais de 7 anos. – Não tenho a menor ideia da situação atual, para quem (ainda) usa Windows.
A propósito… Acabo de ver 2 anúncios de i5-2500 (de outras lojas), com um papo de “Windows 10 Trial”. – Imagino que seja uma arapuca, em que o comprador só possa usá-lo por curto período, e depois disso já tenha de pagar sabe-se lá quanto, para ter o direito de continuar usando.
(Sou feliz, de ter chutado o Windows há mais de 7 anos!).
Tudo depende do preço… É um hardware antigo, mas ainda funcionará perfeitamente para uso básico no Windows 10 (ou 11, se você usar o Rufus para desativar o critério de TPM).
Quanto custaria essa máquina? Você conhece o restante dos componentes (placa-mãe, fonte, gabinete, etc.?).
Qual é o seu orçamento?
Em termos de custo-benefício, os Intel de 7ª Geração nunca compensaram diante dos processadores AMD Ryzen da mesma época.
A 7ª Geração também já está “obsoleta”, tecnicamente falando… Mas máquinas com esses processadores ainda funcionam perfeitamente para diversos usos.
A Intel deve lançar a 14ª Geração esse ano. E a AMD vem com os Ryzen 8000.
Você consegue sim montar uma excelente máquina moderna, nova, para uso residencial, abaixo dos R$ 2.000,00. Inclusive, consegue montar até mesmo uma máquina com boa capacidade para jogos leves. Seria esse o orçamento? Se quiser, posso fornecer recomendações.
Com esse orçamento acredito que consigo encaixar até mesmo um Ryzen 5 4600G. Trata-se de um processador poderoso de 6C/12T com excelente vídeo integrado.
Pessoalmente, também gosto de montar máquinas que duram bastante tempo.
Fiquei com um kit Intel de 4ª Geração por quase uma década. Core i5 4670K, 16GB de RAM DDR3, placa-mãe Z87. Só troquei recentemente porque processadores 4C/4T já estão sofrendo em alguns jogos muito pesados (e o i5 já não era capaz de extrair todo o potencial da minha placa de vídeo nesses cenários).
Peguei, mês passado, um kit com Ryzen 7 5700X. Daqui a 10 anos eu troco de novo… O Ryzen deve segurar até lá rodando jogos.
Muitas vezes esses “técnicos” acabam sendo bastante inexperientes… O ideal é pesquisar por conta própria mesmo.
Seria R$ 800,00 pela máquina completa? Algumas preocupações: placa-mãe (componente que tipicamente dá defeito e, neste caso, será de entrada ou “genérica”) e, principalmente, fonte (muito provavelmente de baixa qualidade).
Quanto ao desempenho em si, para o uso que você descreveu, eu simplesmente desativaria o requisito de TPM e usaria essa máquina com bastante tranquilidade por muito tempo.
O i5 2500 definitivamente não está morto. Ele é ligeiramente inferior ao processador que usei, ao longo de 10 anos, para rodar jogos (e que ainda suportava a maioria dos jogos bem).
Meu i5 4670K permanece funcionando, com o Windows 10, nas mãos de meu pai. Mesmo processador, mesma placa-mãe, mesma RAM, mesma fonte (com uma década de idade), um SSD de entrada e um gabinete antigo. Quando o suporte ao Windows 10 acabar, vou colocar o Windows 11 ali (se ele insistir em continuar usando Windows) e deixar a máquina funcionando por muitos anos ainda…
Para quem queria jogar os últimos lançamentos, o i5 4670K me deixava na mão. Para o meu pai, que usa para navegar e para office, aquilo ali ainda é uma nave espacial de altíssimo desempenho… Não deve nada a uma máquina mais moderna para esse tipo de uso.
Eles instalam o Windows 10 e simplesmente não ativam… Ou seja, violam os termos de uso do sistema.
O Windows não vai parar de funcionar, mas após algum tempo irá mostrar uma marca d’água e as opções de personalização estarão desativadas. Além disso, trata-se de uso irregular, pirata.
Embora seja melhor usá-lo sem ativar do que usar um ativador pirata. De fato, os contratos de licença da Microsoft caracterizam o uso sem uma licença como pirataria, mas ela não pode aplicar nenhuma medida jurídica a usuários domésticos, pessoas físicas (convenhamos, mesmo que pudessem, isso seria um tanto ineficiente, já que uma grande parcela dos usuários de Windows não posssuem uma licença original).
Já se você planeja usar Windows pirata na sua empresa, a chibata jurídica vem forte
Que fique claro: Eu NÃO estou defendendo pirataria, mas, se você não tem condições financeiras para bancar uma licença original, permaneça sem ativar o sistema. Membros da minha família já tiveram problemas com ataques de ransomware e spyware por parte de ativadores piratas. Acredito que não valha a pena sacrificar sua segurança digital para tirar uma marca d’água do canto da sua tela.
Quando ele nasceu, não estava morto, o problema é que maquinas de 4 geração pra tras já tem dificuldade pra rodar win10 ou 11. Até mesmo uma distro linux mais atual que não tenha o foco máquinas modestas, vai cansar esse hardware. Valorize seu dinheiro e se vai adquirir uma máquina nova, compre uma que vc possa usar por uns 10 anos, ou uma usada que lhe atenda sem dor de cabeça por 4 ou mais anos. Vá de no mínimo sétima geração no caso de usados. Para pc novo pegue a mais atual que puder.
Opinião.
Salvo se você for parcelar o pagamento, busque computadores usados na OLX.
Você acha ótimos computadores (muitas vezes, novos, com poucos meses de uso) a preços muito inferiores aos preços de lojas e com configurações muito superiores.
Dificuldade em que sentido? Processadores como o Core i5 2500, o Core i5 3330 e o Core i5 4440 já tinham IPC muito alto. Esses processadores não têm nenhuma dificuldade em rodar sistemas modernos desde que combinados com um SSD (item que se tornou obrigatório em qualquer computador) e razoável quantidade de RAM (ideal 8GB).
Passei muitos anos rodando Windows 10 e depois inúmeras distros Linux com um Core i5 4670K. Só troquei o kit no mês passado. Não há cabimento em dizer que o processador irá se “cansar” ao rodar sistemas modernos com foco em uso básico. Mesmo para jogos esses processadores i5 antigos ainda mantêm competência (exceto para títulos AAA de mundo aberto, onde realmente a falta de threads complica).
Inclusive, é importante destacar que a Intel obteve ganhos minúsculos de IPC ao longo de muitos anos. Um Core i5 7400 (7ª Geração), por exemplo, consegue ser mais lento que meu antigo Core i5 4670K (4ª Geração), já que os baixos ganhos de IPC sequer foram capazes de compensar a diferença de clock devido ao posicionamento de mercado.
Em resumo, entre a 1ª Geração e a 2ª Geração o salto foi grande. Daí até a 7ª Geração, a Intel ficou praticamente estagnada até que a concorrência da AMD, com os novos Ryzen, a pressionou.
Entre a 7ª e a 8ª Geração, o ganho de IPC foi mais aprofundado, embora nada fenomenal. A principal diferença foi que a Intel inseriu mais núcleos. Para jogos e trabalhos como renderização, fez uma diferença enorme. Para uso comum, o desempenho desses processadores mal difere dos anteriores (dificilmente será notada qualquer diferença na responsividade do sistema para o usuário básico).
Eu mesmo posso usar meu caso como exemplo: em termos de jogos, o novo Ryzen 7 5700X fez uma diferença enorme em comparação com o antigo Core i5 4670K. Em termos de velocidade de inicialização e responsividade geral do sistema, contudo, não houve diferença perceptível. Ou seja, o velho Core i5 atenderia para uso de home office com uma mão nas costas (e ainda atende, pois está rodando Windows 10 super bem aqui ao lado, assim como irá rodar o Windows 11 no futuro).