Olá bom dia,
Eu queria saber quais tipos de programa (com exemplos se puder) que eu deveria baixar com o pacman e com o flatpak. Pergunto isso porque algumas vezes tive que baixar programas pelo flatpak por problemas como falta de recursos e codec’s não funcionando.
Pergunta bem simples dessa vez, mas agradeço demais quem puder responder
Eu sugiro sempre procurar no flatpak primeiro, seja no site flathub ou em $ flatpak search nome_do_app
Se não achar nada (o que eu acho difícil) daí
pacman -Syu nome_do_arquivo.
Eu sempre dou uma pesquisada no app que quero instalar qual é versão recomendada
Abraço
vc instala os flatpaks que quiser e que existam nos repositorios. os critérios são exclusivamente seus. lembrando que um flatpak não necessariamente trará todos os codecs que você precisar. depende do desenvolvedor. mas só testando pra ver.
2 curtidas
Interessante você falar isso, porque vi muita gente tendo uma opinião contrária sobre flatpak. Muitos não gostam do sandbox e acabam preferindo sempre usar os do pacman.
Mas to percebendo que é algo bem situacional, se um package não der certo é só baixar no outro e ver se tá funcionando
Bem, não existe uma regra, vai de programa pra programa, vendo quais limitações você terá de uma versão e outra.
Hoje, eu uso programas da distro, Flatpaks e AppImages.
Certos apps que precisam de ROOT, eu prefiro baixar da distro. Recentemente também tenho dado mais preferência aos AppImages do que Flatpaks, atualizando pelo Gear Level, ou instalando com o AppMan.
2 curtidas
Tinha esquecido dos AppImages. boa sacada. eu tbm uso bastante, dependendo do app