Olá bom dia,
Eu queria saber quais tipos de programa (com exemplos se puder) que eu deveria baixar com o pacman e com o flatpak. Pergunto isso porque algumas vezes tive que baixar programas pelo flatpak por problemas como falta de recursos e codec’s não funcionando.
Pergunta bem simples dessa vez, mas agradeço demais quem puder responder
Eu sugiro sempre procurar no flatpak primeiro, seja no site flathub ou em $ flatpak search nome_do_app
Se não achar nada (o que eu acho difícil) daí
pacman -Syu nome_do_arquivo.
Eu sempre dou uma pesquisada no app que quero instalar qual é versão recomendada
Abraço
vc instala os flatpaks que quiser e que existam nos repositorios. os critérios são exclusivamente seus. lembrando que um flatpak não necessariamente trará todos os codecs que você precisar. depende do desenvolvedor. mas só testando pra ver.
Interessante você falar isso, porque vi muita gente tendo uma opinião contrária sobre flatpak. Muitos não gostam do sandbox e acabam preferindo sempre usar os do pacman.
Mas to percebendo que é algo bem situacional, se um package não der certo é só baixar no outro e ver se tá funcionando
Bem, não existe uma regra, vai de programa pra programa, vendo quais limitações você terá de uma versão e outra.
Hoje, eu uso programas da distro, Flatpaks e AppImages.
Certos apps que precisam de ROOT, eu prefiro baixar da distro. Recentemente também tenho dado mais preferência aos AppImages do que Flatpaks, atualizando pelo Gear Level, ou instalando com o AppMan.
Tinha esquecido dos AppImages. boa sacada. eu tbm uso bastante, dependendo do app
fala @liviguiti, beleza?
Mano, eu diria que depende muito da tua filosofia de uso. Por exemplo, eu uso sempre o que tiver mais próximo do oficial da distro.
No BigLinux (distro atual), acabo usando nessa prioridade:
- Pacman;
- AUR (yay ou outro);
- Pamac;
- Compiladores de linguagens de programação (cargo para Rust, pip para Python etc.)
- Flatpak;
- AppImage.
Mas aí é vc com suas ideias.