Meu primeiro contato com Linux foi há quatro dias atrás. Eu sei que os diretórios que possuem cadeado são os que eu não posso alterar pois não sou proprietário. Qualquer ação que eu vou realizar no terminal aparece o seguinte erro:
Malformed entry 1 in list file /etc/apt/sources.list.d/googlee.list (Component)
Até mesmo um update ou upgrade que vou tentar fazer aparece esse erro. Pelo que eu eu vi, não pode ter erro de sintaxe senão o comando não é executado. No primeiro dia de uso eu tentei baixar o Google Chrome e deu certo. Porém acabei apagando e fui tentar baixar novamente. Desde então esse erro aparece. Antes eu até conseguia atualizar, mas agora não consigo. Essa pasta /etc/apt/sources.list.d/googlee.list é uma pasta que eu não consigo editar pois aparece que eu não sou o proprietário. Queria saber se esse erro de sintaxe “googlee.list” teria alguma relação com o fato de eu não conseguir mais atualizar e como eu poderia resolver este problema. Já tentei pelo terminal alterar o proprietário mas obviamente não permite pois informa que o diretório não existe.
No Linux existe a sua pasta home onde estão os seus arquivos, onde você tem acesso total para editar/deletar e por ai vai. Já os outros locais para você alterar, você precisa de poderes root ou em outras palavras, super usuário.
Para instalações ou modificações pelo terminal, você utiliza o comando “sudo” antes do comando, que faz com que você eleve seus poderes para super usuário. Existem outras formar de mudar para root, mas o mais comum é utilizando o sudo.
Quando você instala algum programa, você esta alterando nos arquivos de propriedade do root. Eu não sei como você removeu o google chrome. E também não é informado qual distribuição você esta utilizando. No Linux conforme a distribuição que você esta utilizando existe uma forma de ser instalado via terminal ou até na loja de aplicativos (depende qual interface você esta utilizando também).
Pelo caminho que você mostrou, aparece o APT (que é o gerenciador de pacotes do Ubuntu/Debian e derivados),
Se estiver correto nas tags do tópico, você estiver utilizando o Satux, você terá problemas visto que esta distribuição foi descontinuada (não recebe mais atualizações, ou seja, o projeto foi abandonado)
Sim, eu tentei usar os comandos sudo, chown, tentei alterar o grupo e proprietários e não conseguia porque sempre aparecia esse erro
Malformed entry 1 in list file /etc/apt/sources.list.d/googlee.list (Component)
que eu tinha falado. Você realmente respondeu minha pergunta e eu imaginei que a resposta fosse essa mesmo.
O google chrome eu removi pois ele ficou instalado em uma pasta em que eu era o proprietário, tanto que eu cheguei a usar e tudo. Mas sempre que eu acessava e usava por um tempo ele dava um erro, aí fui na pasta e removi. A distro que tô usando é o Satux e pesquisando pela internet até vi que ela foi abandonada e imaginei que pudesse ter alguma relação mesmo. Inclusive é muito difícil achar alguma informação visto que não tem mais atualizações.
Pelo caminho que você mostrou, aparece o APT (que é o gerenciador de pacotes do Ubuntu/Debian e derivados),
Você também acabou respondendo uma outra pergunta que eu iria fazer somente pra confirmar pois toda vez que eu tentava executar o google como GDebi quando eu baixei pela segunda vez aparecia outro erro informando que o ‘software está danificado’ e informava que era pra eu verificar se o pacote estava danificado e me mostrava esse mesmo caminho etc/atp/sources… aí eu fui ligando uma coisa com a outra.
Mas agora eu já tenho a certeza que vou ter que trocar de distro. Fico agradecido.