Dúvida sobre consumo de RAM no Alma (RHEL)

Qual é o motivo do Live CD do Alma 9 consumir o dobro de RAM que o 8 em idle?

Testei com xfce, gnome e mate, e em todas o consumo de RAM é o dobro.
Exemplo:

Qual é o motive dessa diferença do 8 para o 9? Ou é só a medição do free -h que mudou?

Eu não sabia que o alma tinha outras interfaces além do gnome… a mão chega a tremer pra pegar o pendrive.

Dito isso, o @frc_kde de vez quando menciona mudança no funcionamento dessas medidas de ram. Porém é coisa de 100 MBs no máximo pelo que eu lembro da ultima resposta dele.
Acho que o mais fácil é você olhar pelo monitor do sistema o que tem de diferente.

Exato!

A partir da versão 4.0 do procps, as ferramentas free e top mudaram radicalmente o cálculo de Memória RAM utilizada:

$ free --version
free from procps-ng 4.0.4

$ top --version
top from procps-ng 4.0.4

Outras ferramentas – como o Conky, htop, inxi, Neofetch, Screenfetch – também andaram mudando o cálculo de uso de Memória RAM.

Por isso, não é seguro comparar os números entre distros diferentes – cada uma, com uma versão diferente dessas ferramentas.

Fiz várias anotações sobre isso:

O problema é que “monitor do sistema” é um nome de fantasia, genérico. – O do Gnome (gnome-system-monitor) não é o mesmo do Plasma – que também mudou muito, do antigo “KSysguard” para o atual “Plasma System Monitor”.

2 curtidas