Estou com uma dúvida sobre a compra do meu próximo notebook e gostaria de contar com a ajuda de vocês. Estou considerando três opções: duas da Dell (Inspiron 16 Plus e Inspiron 14 Plus) e uma da Apple (MacBook Air 2024 com chip M3). Minha dúvida principal é sobre migrar para a arquitetura ARM (Apple M2, M3 ou Dell com Snapdragon) ou continuar na consolidada arquitetura X86, com Intel.
Os notebooks que estou considerando são:
MacBook Air 2024 - 13 polegadas, Chip M3, 8 GB de RAM, 256 GB SSD – R$ 8.264,97.
Dell Inspiron 14 Plus - Qualcomm Snapdragon X Plus, 16 GB LPDDR5X, 1 TB SSD – R$ 8.999,00.
Tenho algumas dúvidas:
Migrar para ARM: Vale a pena fazer essa mudança? Especialmente em relação a compatibilidade de softwares e desempenho para trabalho com edição de textos, mídias, transcrições de áudio no ambiente de ensino (sou professor e trabalho com ensino de Jornalismo). Caso eu opte por ARM, devo ir de Apple, mesmo com uma configuração mais modesta, ou o Dell com Snapdragon seria uma escolha interessante?
Custo-benefício: Considerando um orçamento de no máximo R$ 10.000 e que quero aproveitar uma promoção na Black Friday, qual dos três modelos oferece o melhor custo-benefício para minhas necessidades? Além do uso no dia a dia, também trabalho com programas de edição leves, produção de conteúdo e um uso multitarefa relativamente intenso.
Gostaria que, ao darem suas sugestões, vocês explicassem as motivações por trás de suas escolhas, seja com base na experiência pessoal, uso de determinados softwares, desempenho, etc. Isso me ajudará a entender melhor as razões por trás de cada recomendação.
Qualquer insight será muito bem-vindo! Muito obrigado pela ajuda!
kevinlucasilva, o desktop será também comprado e o pessoal deste fórum me deu algumas informações interessantes. Minha dificuldade será montá-lo depois, mas eu me viro por aqui A questão é que preciso também de um notebook.
Amigo, eu ainda considero ARM no Windows um beta teste aberto, ainda por cima pago.
Agora, podem falar o que quiserem, a Apple não joga para perder. O Macbook Air M3 é um cavalo! Já pude usá-lo e pode ter certeza que ele não decepciona. Pela sua descrição de trabalho, creio que atenderá suas necessidades. Lembre-se que mudando para Apple(se é que vc já não está no ecossistema deles), vc não troca só de arquitetura, é um outro mundo.
Ainda sim, eu prefiro ficar com x86 por conta da compatibilidade. Fora essas questões, o Inspiron com o SD X Plus, simplesmente não compete com o Air M3, preço/performance e eu diria que esse Inspiron x86 tá meio fora da curva, mas ele tem uma GPU dedicada e 32Gb ddr5, então…
Cara se vc vai pra o lado Apple meio que o ecossistema lá ja ta sólido pra arm. Agr do lado do Windows eu diria que por enquanto não vale a pena. A não ser que todos os softwares que vc usa já rode de forma satisfatória nele.
Se vai comprar um “notebook” de toda forma e considerando a portabilidade real ou seja manter bateria ir de classe em classe ou algo que dure uma jornada de trabalho para ensino com todo suporte a navegadores e apps de videoconferência e aula um candidato mais assertivo é o mac ARM. Contudo vale a pena lembrar que haverão custos adicionais, mas que podem ser facilmente mitigados dado produtividade e entrega de trabalho com menor dor de cabeça.
Pensando em ARM para sistema com Windows, apesar da evolução, é como o colega falou que ainda tem muito que melhorar. Em outros posts até comentei que pensando em termos de apps e sistema para arm64 Linux está a frente. Porém, e um baita porém são os suportes aos drivers, firmwares e blobs para as unidades e periféricos “arm” desses notebooks para Linux que são deixados em standby no momento. É toda uma questão de indústria que não vou dialogar agora, mas é śo por isso que não recomendo atualmente um conjunto arm pra usar num sistema desktop com Linux.
OBS: por mais que se tem excelentes hardwares como o Surface com ARM mais recente e roda bem bom com Windows, ainda tem muita força bruta por diversos apps terem que rodar aplicativos x86 → arm em tempo real. Os produtos da MS em si estão rapidamente sendo todos reescritos para arm64, mas muito app de uso cotidiano ainda não tem e apesar de rodar no Windows arm, é feito por interpretação binária etc etc… Coisa que a Apple já trabalhou muito desde a primeira geração com os M1 e agora é um melhor ecossistemas de sistema e apps arm64 nativo para home e office tendo total suporte de hardware.
Mas pesquise, pesquise devido a adoção de plataformas, pois se tiver um macAir novos custos aparecerão.
eu não pagaria nunca quase 10 mil reais em um notebook ARM
As vantagens são minimas
Compatibilidade no windows é pessima, necessitando de transpilador
Linux se dá melhor, vários pacotes compilados para ARM já.
Vai ter alguns benefícios de bateria, mas eles somem quando precisa rodar algum programa sem compatibilidade.
Os chips modernos da AMD e intel não ficam pra trás tanto assim quanto imaginamos, eu tenho um dell g15 que dura tranquilamente 5 horas de trabalho no Linux(modelo ryzen7 5800h)
Focaria em notebook amd serie 6000 pra cima ou Intel mais recente, como os dell xps
O zen book 14 com i9 e 32gb de ram ta saindo na faixa dos 10k
Para você usufruir do ecossistema completo Apple acaba que você vai ter que ter assinaturas, icloud e etc que toda mão a Apple vai ficar te lembrando de backups, espaço em cloud, música e etc.
Evidente que tem como você contornar tudo, inclusive, dependendo se o “ambiente” das escolas em que atua são Google ou mais Microsoft Teams, Office e cia. Que também acaba tendo gastos se utilizar planos corporativos, mas que como professor você deve possuir acesso mais liberado.
Enfim, é como eu disse, mesmo que opte por adentrar mais ecossistema da Apple (vai que futuramente queira iphone, apple watch, etc) haverão novos custos quando se comparado com apenas usar “Windows”. E nesse sentido dos serviços Apple que vale salientar.
X64 por sua versatilidade, ainda deve ser a melhor opção para a maioria dos usuários, se for inovar com ARM, o mais certo, e quase que obrigatório, é ir de Macintosh que é o computador ARM mais acertado atualmente, isso se ele não for o único plenamente nesse quesito, infelizmente.
Não faz sentido querer uma placa gráfica se as outras opções são notebooks arms com placa gráfica extremamente inferior as intel arc, Uma intel arc dentro dos processadores i9 chegaria próximo a uma 2050 em performance se não me engano.
Se quiser ainda assim se aventurar com ARM, sabendo de todos os prós e contras atuais e quiser algo com Linux (Que está melhor que o Windows e atrás do Mac OS, em ARM, têm os Pinebooks (Importados):