Estou com uma dúvida sobre a compra do meu próximo notebook e gostaria de contar com a ajuda de vocês. Estou considerando três opções: duas da Dell (Inspiron 16 Plus e Inspiron 14 Plus) e uma da Apple (MacBook Air 2024 com chip M3). Minha dúvida principal é sobre migrar para a arquitetura ARM (Apple M2, M3 ou Dell com Snapdragon) ou continuar na consolidada arquitetura X86, com Intel.
Os notebooks que estou considerando são:
MacBook Air 2024 - 13 polegadas, Chip M3, 8 GB de RAM, 256 GB SSD – R$ 8.264,97.
Dell Inspiron 14 Plus - Qualcomm Snapdragon X Plus, 16 GB LPDDR5X, 1 TB SSD – R$ 8.999,00.
Tenho algumas dúvidas:
Migrar para ARM: Vale a pena fazer essa mudança? Especialmente em relação a compatibilidade de softwares e desempenho para trabalho com edição de textos, mídias, transcrições de áudio no ambiente de ensino (sou professor e trabalho com ensino de Jornalismo). Caso eu opte por ARM, devo ir de Apple, mesmo com uma configuração mais modesta, ou o Dell com Snapdragon seria uma escolha interessante?
Custo-benefício: Considerando um orçamento de no máximo R$ 10.000 e que quero aproveitar uma promoção na Black Friday, qual dos três modelos oferece o melhor custo-benefício para minhas necessidades? Além do uso no dia a dia, também trabalho com programas de edição leves, produção de conteúdo e um uso multitarefa relativamente intenso.
Gostaria que, ao darem suas sugestões, vocês explicassem as motivações por trás de suas escolhas, seja com base na experiência pessoal, uso de determinados softwares, desempenho, etc. Isso me ajudará a entender melhor as razões por trás de cada recomendação.
Qualquer insight será muito bem-vindo! Muito obrigado pela ajuda!
kevinlucasilva, o desktop será também comprado e o pessoal deste fórum me deu algumas informações interessantes. Minha dificuldade será montá-lo depois, mas eu me viro por aqui A questão é que preciso também de um notebook.
Amigo, eu ainda considero ARM no Windows um beta teste aberto, ainda por cima pago.