Estou usando Zorin OS 18 Core e gostaria de saber se o comportamento abaixo é normal do sistema ou se há algo errado na minha instalação.
Problema:
Com o gerenciador de arquivos fechado: Win+E abre a janela normalmente.
Com ele aberto e visível: Win+E não faz nada. A janela não ganha foco.
Com ele minimizado: Win+E mostra uma notificação (“pasta pessoal já está aberta”) e o ícone pisca na barra, mas a janela não é restaurada.
Se o alerta ja esta ativo na barra, e aperto o atalho, nada acontece.
O mesmo ocorre com outros aplicativos (ex: Configurações).
O que eu queria: Ao pressionar Win+E com o app já aberto, a janela existente deveria ganhar foco ou ser restaurada, abrir uma nova instância, uma nova janela do gerenciador de arquivos (comportamento similar ao Windows).
Esse comportamento é normal do GNOME; se o app já estiver aberto, ele não abre uma nova instância dele, por padrão. Para alterar esse comportamento, o que você pode fazer é alterar o atalho para que, ao pressionar Super + E, uma nova janela do gerenciador de arquivos (Nautilus) seja aberta. Para isso, acesse as configurações do GNOME, em Teclado > Atalhos de Teclado:
Funcionou perfeitamente para o caso específico do gerenciador de arquivos, no entanto este comportamento é para praticamente tudo, eu dei o exemplo do gerenciador do arquivo, porque era mais fácil de ecplicar, e achei que com a solução dele, seria uma solução para os demais casos, no entanto, a sua solução inteligente, é pontual apenas para o gerenciador de arquivos,
Um exemplo que não é por atalho, e eu estou com a janela de configurações de teclado aberta por exemplo, faço outras atividades, deixo isso minimizado, e preciso abrir a configurações de exibição, ao clicar com o direto, e em configurações de exibição, aparece o alerta configurações esta pronto, e em baixo na barra o icone de configurações fica com o selo de notificação e balançando ao invés de simplesmente abrir a janela, eu tenho que ir la em cima, clicar em ok para fechar a notificação, ir la em baixo no ícone para abrir a janela de configuração, porque simplesmente não ja abre direto?
É este comportamento geral que eu quero resolver, não só com atalhos, eu quero abir uma coisa, e esta coisa simplesmente abrir direto, independente se ja esta aberta, ao invés de abir uma notificação para falar que ja esta aberto, quero que no lugar da notificação, abra o que ele esta notificando que esta aberto,
Sua solução é muito boa, mas é pontual, não resolver o problema geral.
Tem como resolver isso?
@Shalon_Alves, essa solução realmente não funciona com alguns apps pois eles são de instância única, como é o caso do gnome-control-center (configurações do GNOME). É filosofia de design do GNOME.
Porém, há uma forma de fazer que quando a janela do app estiver minimizada, ela apareça na tela, em vez de só ser exibida aquela notificação “Configurações está pronto”. Para isso, instale a extensão Steal my focus window. Isso deve funcionar para qualquer app, pois afeta o comportamento do gerenciador de janelas como um todo.