Dúvida sobre atualizações usando pacotes RPM

Olá, eu gostaria de saber: Ao instalar pacotes RPM em distros como o Fedora/Open Suse esses pacotes se comportam da mesma maneira que um .deb no Ubuntu?
Digo quando eu instalo um .deb baixado sem ser do repositório eu sei que não vou receber atualizações daquele programa, com algumas exceções como Chrome que adiciona um repositório no apt lists
Com os .rpm também funciona assim? Se eu baixar um .rpm de um site e instala-lo não há garantia das atualizações desse pacote ?

Correto.

Não sei se interpretei corretamente. A parte que especifica que eu não recebo as atualizações é aquela da URL HTTP/FTP na documentação ?

Sim, a menos que o pacote tenha um script de pós-instalação que acrescente repositórios na surdina, o que seria análogo ao exemplo do Chrome que você deu. :smiley:

Vale sempre a pena dar uma olhada nos repositórios adicionais para ver se já não há um pacotinho pronto, tais como: RPM Fusion (Fedora e CentOS), PackMan (openSUSE) e todos os projetos temáticos do Build Service (geralmente apenas openSUSE, mas é possível compilar para mais distribuições).

Muito obrigado, agora eu entendi, agora eu saquei