Dúvida sobre armazenamento em servidores iniciante

Nesta semana o @Dio dionathan falou youtube do casaOS para montar um servidor caseiro com o nextclound,ou jellyfin …ai sugiram 2 dúvidas

Como sou leiga não sou de TI uma é a questão do armazenamento, pois, espaço em disco numa vps custa caro no caso se eu fosse montar uma nuvem pessoal um Basic Droplets da digital ocean de 320gb custa 80 doláres o que pra mim é impossível de pagar como o pessoal faz para resolver esse problema de falta de armazenanto?

outra dúvida caso eu não opte por usar uma vps em nuvem e use um pc em casa mesmo o sistema casaOS aceita configurar noip ? Para não precisar entra em contato com operadora pois o velho problema do bloqueio de portas do roteador para acesso externo e ligar para o ISP para acesso remoto.

1 curtida

Olá!

Você pode usar o casa com nextcloud para fazer toda a solução de storage. Ai dependerá apenas do disco que você tiver ou dos demais que inserir e disponibilizar.
Sim é possível via noip, porém precisa certificar questões de port forward no seu router e sobre como usar o ssl para poder usar clientes via internet. A questão das portas travadas nos ISP são as portas de email além da 25. Para o acesso remoto também vai precisar fazer configuração no router liberando a porta 22 (acesso remoto ssh) ou então “rotear” outros números para caso queira aumentar segurança.

2 curtidas

Oi Paula :slight_smile:

De forma geral, o ideal é montar esse servidor na sua casa mesmo se tiver a possibilidade, se torna mais em conta no longo prazo, porém, tem alternativas se a ideia é montar um server remoto.

Um exemplo está neste vídeo:

A gente faz esse nextcloud usando o “bucket” da Linode que é 250GB por 5 dólares com 1TB de transferência mensal. É um setup mais complexo, mas saiu por 10 dólares mensais o servidor todo.

Sobre o no-ip, por baixo dos panos o CasaOS é o Linux que você escolher, então, é possível configurar em qualquer sistema, só não tenho certeza se dá pra fazer pela interface gráfica do CasaOS.

Boa sorte :slight_smile: