Dúvida sobre a configuração de energia do Pop os/Linux

Bom dia, eu comecei a usar o linux recentemente e minha distro é o pop os, sempre usei o windows e ja sabia que nas configurações de energia dele o “balanceado(recomendado)” não era muito ideal que sempre a comunidade recomendava usar no desempenho ou economia de energia tem ate um vídeo do canal Makarov sobre isso “link do vídeo: https://youtu.be/o0U6BbCJxNo?si=L7cG-O9Cg0mdVcMT”.
No Pop OS percebi que tem também essas configurações e queria saber se o mesmo se aplica a ele? tipo tem diferenças entre o modo “balanceado” e o “desempenho” em jogos ou desempenho geral do pc?
Tenho outra dúvida, uma coisa um pouco esquisita na minha opinião vem ocorrendo e queria saber se é normal, sempre que eu inicio o meu pc mesmo que eu coloque na configuração de “desempenho” ele volta pro “balanceado” isso seria um bug de sistema ou é normal?

Ah esqueci de mencionar que o meu pc é desktop

1 curtida

Oi @Andre_Linhares, tudo bem?

Essa configuração terá mais impacto em laptops do que em desktops, aliás, acho que em desktops ela só aparece em casos específicos, com certos processadores, mas posso estar enganado.

Nesse link um dos engenheiros da System76 detalhada o caso: Reddit - Dive into anything

Em resumo, os power profiles indicam como o sistema deve usar os recursos de energia, mas a diferença entre “Performance” e “Balanceado” não é muita.

Nas palavras do dev, você poderia encarar os power profiles como:

“silent / balanced / noisy”, or “cool / warm / HOT”

Ou ainda, usando pouca energia, usa quanto for necessário, sempre usa o máximo, mesmo quando não precisaria.

Os power profiles alteram a frequência máxima do processador, os CPU governors, a capacidade do processador de usar a função de Boost, entre outras coisas, para fazer com que o computador economize energia, ou esbanje o máximo possível para tentar ter a maior performance que for possível também.

Esse é o comportamento normal, já que lanceado é o padrão e o mais indicado. Mais documentação no site na System76: Battery Life Improvements - System76 Support

Definindo um Power Profile Padrão

Caso você queira, é possível alterar esse comportamento e deixar somente máximo desempenho desde o começo, ou mesmo máxima economia.

Basta adicionar o comando:

system76-power profile performance

Nos seus aplicativos de inicialização:

Porém, o modo balanceado deve ser o mais adequado a se usar, porque ele é o que economiza energia quando você está fazendo atividades mais simples ou o PC está parado, e usa mais energia quando você está fazendo uma tarefa mais pesada.

Hoje em dia, especialmente com CPUs mais novos, usar o modo performance não tem um impacto tão grande, a não ser em situações específicas, ao menos em Desktops. Em notebooks ainda afeta a bateria.

6 curtidas

Caramba, eu tinha essa dúvida. Valeu @Dio e @Andre_Linhares

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.