Dúvida SIMPLES sobre drive Nvidia na GUI do Manjaro

Bom dia, sou NOVO(primeira distro na vida) no linux, e instalei o Manjaro pois o Win10 tava dando muito problemas, depois descobri que erra meu HD que estava com defeito logo de cara no linux, dai estou com outro HD mais tentando, ficar no Manjaro.

A duvida:
Essa é a minha pagina de drives


Tenho que instalar esse (video-nvidia-390xx) para rodar OK, esse (video-nvidia) é o meu drive? Como eu encaro essa situação?

1 curtida

Eu acho, que achei a resposta:


Já estou com o drive novo, chequei no site da Nvidia os rodutos suportados

e confirmei, que a minha GTX 660 é suportada.
e me parece que esses outros drives:

que eu tenho como opção:

são opcionais e vem de origem do fato que eu tenho instalado o kernel LTS mais recente instalado:

E me parece que a minha duvida era meio boba, querendo saber se já estava com o drive certo, quando estava com o mais novo em Kernel e em Drive pela instalação automática, e ainda com duvida.
Esse vídeo me ajudou a confirmar a minha resposta:

Desculpe a pergunta se alguém perdeu tempo, mas se alguém puder poderia confirmar que, estou certo agora, eu agradeceria muito.
Obrigado, e se a minha busca ajudar alguém com essa, mesma duvida básica eu fico feliz.

1 curtida

O Manjaro tem se tornado um sistema problemático para quem tem hardware mais antigo da Nvidia. Eles cortaram o suporte a drivers antigos e estão adotando um modelo rolling release. Há uma discussão neste tópico sobre isso: Dropping all legacy and older Nvidia drivers ?!? - Graphics & Display - Manjaro Linux Forum

1 curtida

O repo do Manjariando tem sido a solução pra isso, eles andam recompilando os kernels mais antigos com bons resultados:

https://manjariando.com.br/2021/02/10/drivers-legacy-nvidia/

2 curtidas

Uma duvida o drive 460.39 que é o que estou usando é listado no site da Nvidia, como oferecendo suporte para a minha placa de vídeo, e usando desse jeito sem aparentes problemas,(como não jogo e o máximo que TENHO que usar é o Youtube e o mais IMPORTANTE ZOOM e OBS para assistir e gravar ao mesmo tempo, o que faz a placa de vídeo esquentar bastante, no obs coloquei para usar o Codec x264 com qualidade alta e funcionou OK, planejando testar com melhores resolucoes depois.)


tem alguém problema? teria que ter 2 drives instalados ou só 1? ou eu confundi as coisas?

Obrigado pelo link, meu inglês é pobre, mas eu vou dar uma olhada.

Vc testou clicar em auto install proprietary drivers?

1 curtida

Sim, eu fiz isso a minha pagina está assim:




Eu acho que eu instalei tudo ok por padrão me me confundi com esse video-nvidia-390xx da segunda foto pois estou usando ok e o drive 460.39 está instalado como mostra a terceira foto e no site da nvidia mostra suporte para a minha placa GTX 660

Eu acho que me confundi feio nessa(minha primeira distro pois o Windows 10 esta pesando para o meu PC).
Eu me confundi e quase quis instalar esses outros drives também,( essa sim seria uma situação problemática, )as opções, simplesmente mostram o que tem para instalar e eu pensei que tinha que instalar tudo.
Esse outro drive video-nvidia-390xx deve ter vindo do kernel LTS que instalei por segurança também.
Obrigado pela consideração em responder essa duvida, foi boba mas quase me pega desprevenido, no mais obrigado pela resposta já dada, e desculpe a demora a responder tive ajudar a minha mãe com o almoço.
Só confirmando: Você só, precisa de 1(UM) drive instalado certo?

Sinceramente, não sei, pois não uso placa dedicada. Mas usar o kernel 5.4 é uma boa… teste as opções e veja o que se adapta melhor às suas necessidades. Teste OBS, navegadores, editores de vídeo se rodam com aceleração por hardware e como se comportam

1 curtida

Blz, vou esperar e ver se alguém me responde, a duvida e depois testar o mais novo kernel LTS com tempo(Fim de semana), no atual o OBS funciona melhor sem usar o NVENC que é a minha aceleração por hardware,(Que faz, a minha placa SUPER-aquecer o que pode ser erro físico mas a cidade que eu moro é sempre mais de 30°C depois da 8-9 da manha e o dia todo até as 6-8 da noite, e chega a 45°C no mais quente do ano com recorde ano passado de 55°C(um INFERNO)pois teve queimadas e cercou a cidade de fogo e teve céu com cor vermelha e fumaça e cinzas, foi parecido com o que aconteceu na austrália e nos estados unidos, bem aqui no Brasil em Rondonópolis, Mato Grosso).
No mais obrigado, pela consideração.

1 curtida

O único driver de vídeo que você deve instalar é o mais atual da Nvidia (como já está). Ele automaticamente virá com o driver do chip gráfico integrado da Intel e terá a funcionalidade PRIME.

Sobre o que eu disse anteriormente, apesar da sua placa de vídeo ter a mesma arquitetura e ser mais antiga que a do meu notebook (e por isso achei que não teria suporte), ela ainda é suportada. Portanto, as restrições de drivers antigos não se aplicam e, dessa forma, é possível manter o kernel mais atual sem complicações ou etapas adicionais.

A GT 740M do meu notebook já não tem mais suporte. Não dá para entender. Nvidia…

1 curtida

Obrigado, pela confirmação, não sei como compliquei essa mas obrigado por responder.
E que pena que a sua placa não é mais suportada, a minha deve ser por ser a versão que termina em 6 da geração que são as mais vendidas geralmente, pelo menos até onde eu saiba(a minha sendo uma de um Dell antigo que ganhei).
Bom dia e obrigado de novo pela dica, agora só falta saber onde acho uma lista de drives suportados e em qual Kernel eles funcionam. Mas isso é um monte que vou subir depois, o pior vai ser quando o novo Kernel chegar, mas já até tenho o LTS instalado para isso.
Flw.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.