[Dúvida] Rede via Powerline ou via Wifi Mesh?

Bom dia família!

Estou com uma dúvida meio “cruel” aqui… Aqui em casa, tenho um plano de 240mb, e uma rede que montei com dois TP-Link Powerline (modelo AV600). Um deles fica no “escritório” (quarto do PC) e outro no dormitório. O do dormitório funciona ok, mas o do escritório vira e mexe dá uma oscilada e perde a sincronia. Já entendi que isso é por conta da quantidade de coisas ligadas nas tomadas do escritório (3 notebooks, 2 monitores, 2 CPUs, 1 impressora, geralmente 3 carregadores de celular, e mais duas ou três coisas aleatórias), então quando isso acontece preciso ficar desligando coisa da tomada até ele voltar.

Então comecei a dar uma olhada sobre Wifi Mesh, mais especificamente o kit com 3 TP-Link Deco M5. Achei bem interessante a ideia, até porque seria um canhão pra matar uma formiga (meu ap tem 42m², e colocaria um Deco na sala - onde fica o modem da operadora -, um no escritório e um no quarto), além de entregar wifi 5GHz em todo o apto, enquanto o Powerline entrega só rede 2.4g e, mesmo no cabo, fica limitado à 100mb por não ser gigabit.

Até cheguei a procurar um modelo de Powerline que fosse gigabit e tivesse suporte a 5GHz, mas achei pouquíssimo sobre isso, e a disponibilidade é quase nula.

Mas fico com receio pelo sinal… Pelo que eu entendi, os Decos funcionam quase como “repetidores”, onde um passa o sinal para o outro. E aqui no apto, apesar de ser pequeno, as paredes são de concreto, e isso atrapalha bastante pra passar sinal. O Powerline, ao contrário, passa a rede via cabos de energia, então já tem uma perda menor de sinal (apesar de passar só 100mb).

Nesse cenário, fico com bastante receio e dúvidas sobre o que fazer pra melhorar tanto a velocidade da internet (entregar o mais próximo possível dos 240mb no escritório e no dormitório) quanto melhorar a estabilidade da internet no escritório, e não precisar ter que ficar organizando a ordem das coisas ligadas nas tomadas só pra internet funcionar. Lembrando que eu sei que cabear tudo seria a melhor solução, mas o apto é alugado então não posso (e nem quero) sair passando um monte de cabos pelos conduítes, ou quebrar as paredes pra passar novos conduítes rs.

Nesse cenário, gostaria de uma luz de quem entende do assunto rs. Se tiver alguma sugestão, direcionamento ou simplesmente um xingamento, já vale kk

Obrigado!