Qual a diferença de usabilidade?
Um usuário de Ubuntu se daria bem no Debian?
Quais dificuldades podem ser encontradas?
Obrigado.
Qual a diferença de usabilidade?
Um usuário de Ubuntu se daria bem no Debian?
Quais dificuldades podem ser encontradas?
Obrigado.
o ubuntu é voltado pra IoT, servidores e desktop, eu acho (?)
debian é propósito geral.
o debian é bem mais “upstream” que o ubuntu (exemplo xubuntu é o xfce modificado enquanto o debian xfce não vem com modificação nenhuma ou quase nenhuma).
Nada melhor do que você assistir um vídeo do Ubuntu e outro do Debian. Assim você tira suas próprias conclusões.
Fala @doretox meu velho!
Resumidamente, se o Ubuntu LTS possuísse uma versão estável essa distro seria chamada Debian.
As diferenças entre o Ubuntu e o Debian são imensas devido principalmente às questões de filosofia, creio que a maior diferença que um usuário de Ubuntu sente no Debian é a falta das ferramentas que a Canonical criou como por exemplo o instalador de drivers, etc. No Debian é possível fazer exatamente a mesma coisa, porém, você terá que usar ferramentas padrão como a Gnome Software ou a loja que vier embutida na DE que você escolher.
E mesmo nas versões testing do Debian, não espere encontrar versões muito recentes dos seus programas preferidos - Debian prima pela estabilidade e por isso, os pacotes só entram para a distro depois de serem muitooooooooooooooooooooooooo testados e validados.
Falou e disse. O Ubuntu deriva do Debian, utilizando os pacotes deb e o APT, daí pra frente, a coisa muda bastante. O Debian é um pouco mais próximo de uma experiência mais “pura” do Linux, enquanto o Ubuntu já tem um ferramental de administração e obtenção de drivers. O Debian estável não tem data de release fixo. Fica pronto quando é considerado maduro o bastante e depois disso é praticamente só atualização de segurança, sem implementação de novas features, a não ser quando uma correção de segurança só seja possível com uma nova versão.
O Ubuntu, salvo engano é parcialmente baseado no Debian Sid, a versão mais instável do Debian, onde os softwares são incluídos para serem “amadurecidos” no Debian Testing e, eventualmente portados para o Stable.
Obrigado pelo feedback meu bom, vou testar o debian em uma VM para ver mais as diferenças