Dúvida: Erro sobre "grub-platform"

Bom dia, camaradas :grin: Estou me preparando para migrar para o linux mint e esse é meu primeiro post aqui. Criei um pendrive bootavel e surgiu uma dúvida mas, mesmo fazendo algumas pesquisas, não consegui encontrar uma resposta conclusiva e não quero correr o risco de instalar errado.

Quando faço boot no pendrive com o linux, aparece " error: can’t find command ‘grub_platform’ "

A ISO eu baixei normalmente pelo site do linux mint e o pendrive foi “criado” através do Rufus 4.9 (inclusive seguindo o tutorial do canal do diolinux :blush:). Também fiz ambas verificações de integridade e autenticidade e deu tudo certo mas, como não sei muito dessa parte mais técnica essa mensagem de erro me gerou dúvida. Devo me preocupar ou posso instalar normalmente?

Atualmente estou usando o Windows 10 e essas são minhas configurações:

Device Name
Processor AMD Ryzen 3 3200G with Radeon Vega Graphics 3.60 GHz
Installed RAM 16.0 GB (13.9 GB usable)
Storage 224 GB SSD KINGSTON SA400S37240G
Graphics Card AMD Radeon™ Vega 8 Graphics (2 GB)
Device ID
Product ID
System Type 64-bit operating system, x64-based processor
Pen and touch Pen support

Agradeço pela sua atenção desde já! Tenham uma boa semana :penguin: :sparkles:

Certifique-se o checksum da ISO.

Normalmente o site fornece

Md5sum, sha256sum, etc…

Recomendo baixar pelo gerenciador de download do navegador, aplicativos podem ocasionar erros.

1 curtida

Olá, obrigado pela resposta!

Refiz os testes utilizando os arquivos sha256sum.txt e sha256sum.txt.gpg que o próprio site do linux mint fornece e também segui o tutorial do fórum deles.

• No integrity check a chave apresentada no powershell bateu com uma das escritas no sha256sum.txt;
  • No authenticity check recebi a mensagem: gpg: Good signature from “Linux Mint ISO Signing Key < root@linuxmint.com >” [unknown]

Talvez eu devesse refazer o pendrive bootável, então? No lugar de usar o rufus eu usaria o etcher como sugerido na documentação?

1 curtida

Experimente colocar na firmware o modo de boot como “UEFI Only”.

3 curtidas

Eu faria o pendrive bootável com o Etcher.

3 curtidas

O estranho, que toda vez que tento fazer o pendrive bootável com o ventoy, na hora do pc ler o dispositivo , dá erro, tipo falha de kernel ou coisa parecida. Eu uso o gravador de imagens ISO da própria distribuição linux que estou usando.

1 curtida

Oi, pessoal! Obrigado por todas as respostas :penguin: :yellow_heart:

Confesso que não tenho experiência em mexer na bios/firmware :sweat_smile: então vou pela rota mais segura pra mim e tentarei refazer esse pendrive bootável.

Logo que testar eu retorno os resultados.

Muito obrigado novamente!

1 curtida

Refiz o pendrive bootavel com o Etcher e parece que corrigiu :grin: a tela inclusive ficou diferente:

Hoje não vou poder dar continuidade à formatação mas iniciei o live pra testar e (depois de um monte de letrinha aparecer na tela me dando um susto) parece tudo certo!

Muito obrigado pelo auxílio, pessoal ^^

3 curtidas

A tela mudou porque agora está carregando o sistema operacional em modo MBR (ou CSM, ou Legacy). Se planeja usar somente um sistema operacional pode seguir nesse caminho, mas se planeja instalar outros sistemas lado a lado, o melhor caminho é alterar na BIOS (ou firmware) o modo de boot para UEFI, que facilita bastante mais a frente.

4 curtidas

Muito obrigado pelo esclarecimento! :grin: Eu achei que a mudança tinha a ver com a possibilidade da ISO ter sofrido algum erro de gravação previamente.
O meu intuito é subtituir o Windows e ficar somente com o Mint, então é ótimo saber que assim vai servir pro meu caso :blush:

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.