Dúvida em upgrade: Dell Optplex 755

Eu também tenho uma dúvida sobre processadores descontinuados. Tenho um PC Dell optiplex 755 series e a configuração dele é: Core 2 duo 64 bits, memória de 6 GB, e instalado o windows 10 Pro. Só que tenho tido problemas na atualização dos drivers e também não consigo instalar nenhum sistema linux nele. A pergunta é: seu eu melhorar a memória, trocar o processador por um quad core (tem algum atual?) e trocar o HD por um de 500 GB ( o atual é de 360 GB) posso melhorar a performance?
Há algum processados atual que eu possa instalar nele que tenha atualizações de drivers? Agradeço a colaboração dos amigos e desejo sucesso a todos (as).

Laercio Pereira da Silva.

Olá @Laercio_Pereira_da_S, tudo bem contigo?

Apesar de ser uma máquina bem limitada, sugiro que comece o upgrade adicionando um SSD como unidade principal. Geralmente este é o melhor investimento em termos de custo/benefício para equipamentos muito antigos.

:vulcan_salute:

1 curtida

Muito obrigado meu amigo. Vou seguir sua dica ok? Abs.

E vc poderia me dizer se eu trocar o processador por um quad core , aumentar a memória e um HD de 500 GB teria melhor performance? Ou é melhor comprar uma placa mãe colocando todos os periféricos adequados incluindo o processador?
Não tenho muita experiência neste assunto.

Qual o erro ao instalar o linux? a placa mãe está com algum defeito?

Trocar o processador, memória e HD é um upgrade significativo, com certeza você vai perceber uma mudança. O problema é que estamos falando de um hardware muito antigo, mesmo com este investimento é difícil dizer o quanto de ganho de desempenho você teria.

Se não é algo que você está precisando para ontem, pode ser até mais interessante você guardar um pouco mais de dinheiro e tentar comprar um micro mais recente.

2 curtidas

Como foi falado um SSD daria um ganho significativo de desempenho, mais por ser uma PC antigo não vejo muita vantagem, visto que nem todo processador Core 2 Quad é compatível com esses Optplex ainda mais sendo DDR2 (se estiver limitado a serie q6000 eles não são muito bons). precisaria ver o modelo exato da placa mãe para ver os modelos compatíveis. Esses Optiplex 755 tem limite máximo de 8GB de RAM.

1 curtida

Eu não sei exatamente qual o problema, se é placa mãe ou outra coisa porque eu não entendo muito de hardware. Eu faço o download das distros, uso o Rufus pra fazer boot no pendrive mas nunca sobe. Tentei Debian, Kubuntu, Lubuntu, Peppermit, etc, e nada. Algumas vezes tinha mensagem de que eu tinha que carregar o Kernel antes de instalar o Sistema Operacional.
Estranho isso uma vez que todos os sistemas já vem com o kernel na ISO.

Não use Rufus. Crie um pendrive com Ventoy e apenas copie as ISOs pra ele

Na BIOS veja se há opções de UEFI (coloque UEFI only se possível) e de Secure Boot (desative-o)

1 curtida

O problema do Ventoy é que nem todas as distros funcionam corretamente nele. Então, fique atento a possíveis falhas no boot.

2 curtidas

Olá amigo, muito obrigado por responder minha dúvida. Então vou ver qual o modelo da placa mãe e postar aqui ok? Mas pensando melhor acho que vou seguir sua dica e comprar um equipamento mais atual mas mesmo assim quero dar uma melhorada neste porque quero fazer uma doação pra alguém que precisa e não pode comprar.

1 curtida

Simplesmente não sei qual o problema. Já tentei instalar o Debian, Lubuntu, Kubuntu, Zorin, Peppermit, e nada. Já usei também vários após pra fazer o pendrive bootavel como: Rufus, Power ISO, Universal USB installer, e nada.
Vou investir em um PC atual e largar mão deste que já me deu muita dor de cabeça. Quem sabe se eu conseguir melhorar ele no futuro vou doar pra alguma instituição ou alguém que precisa pra estudos.
Muito obrigado por sua ajuda amigo. Abraços.

Vende esta máquina e compra outra. No Mercado Livre tá entre 400-600 reais.
Qualquer micro Core i3 com 8 GB de RAM e SSD 256 será mais performático e, talvez, mais barato que fazer upgrade nesta máquina.

Muito obrigado meu amigo. Todos aqui foram excelentes nas opiniões e respeitaram minha falta de conhecimento no assunto. Esta comunidade é top e vou sempre perguntar ou postar ajuda no que puder.

Um grande abraço a todos e sucesso.

3 curtidas