[DÚVIDA] - Dual Boot - Linux X Windows - rEFInd com Secure Boot ativo

Pessoal, preciso de uma orientação.

No meu PC, atualmente estou utilizando:
• Nobara (base Fedora) em um drive NVME
• Windows 11 em um drive SATA
Optei por separar em volumes físicos distintos para evitar qualquer tipo de interação entre os dois sistemas.
Outro detalhe: no Windows o driver do NVME está desinstalado. Fiz isso porque ouvi dizer que alguns anticheats podem interpretar a presença de outro sistema como software malicioso e bloquear/banir o acesso. Então desinstalei o driver para garantir que o Windows jamais saiba da existência do volume.
Eu também uso o rEFInd para gerenciar os sistemas, acessando cada um quando quero. (95% do tempo estou no Nobara, raramente entro no Windows).

Minha dúvida é a seguinte:

• Quais implicações o Secure Boot ativo pode trazer para minha usabilidade geral?

• Alguns jogos com anticheat exigem o Secure Boot ativo (exemplo: Battlefield 6), e atualmente ele está desativado.

Outras dúvidas específicas:

• Eu li muito vagamente sobre o uso de shim. Pelo que entendi, é um software que inicia antes do GRUB e permite o uso do Secure Boot pelo Linux.

• Não sei quais são as implicações práticas disso: se afeta drivers, se exige assinatura manual de módulos, ou se pode limitar algo no Nobara.

Caso precisem de mais informações, fico a disposição!