Duvida - Criar imagem do meu sistema?

Ola pessoal, tenham um bom dia todos.

Sequinte, configurei meu sistema todo, e queria saber se teria como criar uma imagem dele com as configurações, programas, personalização e etc que fiz no sistema?

Ou ate mesmo um ponto de restauração para caso eu quebre o sistema volte com ele do jeito que estava

Você pode criar uma imagem do seu sistema com o Clonezilla.

1 Curtida

Timeshift ou remasteriza ele

Opa, seja bem-vindo a comunidade @JoaquimSP

Obrigado pela resposta, vou dar uma conferida nesse programa :slight_smile:

Se for base Debian, o PinguyBuilder é uma ótima opção.

E para o KDE Neon, ele e baseado no ubuntu lts se n me engano

Então vai de Pinguybuilder.

Bom dia.

Fiz imagem, backup, e joguei a pasta em outro HD.

O jeito mais fácil é, na hora da instalação:

1. usar partição /home separada

Depois da instalação:
2) Anotar os pacotes e arquivos que você está alterando depois da instalação. Eu deixo no meu desktop e sempre que dou apt install PACOTE eu anoto ali. Também quando mudo algum arquivo anoto (Alteração no smb.conf).

Como não quebrar o sistema:

1. Não remova muitos pacotes ao mesmo tempo. De preferencia instale o sistema gráfico básico e só desinstale os pacotes que você instalou. Deixe o apt resolver dependencias órfas (apt auto-remove)
  2. NUNCA use “make install” como root. Programas instalados desse jeito jamais serão removidos.
  3. ‘pip install PACOTE’ proibido como root.

No caso de você querer instalar outra distribuição ou reinstalar o sistema, configure o mesmo /home criuando usuários na mesma ordem , e com o mesmo diretorio. Quando instalar o sistema seu desktop será o mesmo, exceto pelos programas que você precisa instalar e que já tem anotado.

Auti-remove ja uso

Bom saber disso, n cometerei esse erro

Não sei qual a função desse comando, mas com certeza terei cuidado com tal